Pandemia
Bagé retoma barreiras sanitárias e desinfecção na área central
Medidas foram anunciadas em coletiva à imprensa, devido à preocupação com nova onda de contágio que possa chegar de municípios da região
As barreiras sanitárias nos acessos ao município de Bagé e os procedimentos de desinfecção na área central serão restabelecidos no enfrentamento à Covid-19. A mudança para bandeira laranja do Distanciamento Controlado - pela primeira vez, desde a implantação do modelo no Rio Grande do Sul - e o alerta com o risco de contaminação regional fizeram com que a prefeitura anunciasse a retomada das estratégias de controle.
Em coletiva à imprensa, o chefe do Executivo, Divaldo Lara (PTB), também garantiu que o governo irá endurecer as fiscalizações. Nos últimos dias, cresceram as denúncias de aglomeração, inclusive com encaminhamento de vídeos de festas.
Enquanto isso, a cidade de Hulha Negra registrou uma primeira morte em decorrência do novo coronavírus, no final de semana. Dom Pedrito controlou um primeiro surto da doença, mas também contabiliza um óbito. O município de Lavras do Sul vê aumentar o número de resultados positivos. Até a tarde desta terça-feira (16) eram 20 notificações no portal estadual da Covid-19.
"As pessoas estão subestimando o poder e o prejuízo dessa doença, mas Bagé tem que manter os protocolos de segurança", afirmou o prefeito. E, ao destacar que o momento é de crise na saúde pública, disparou críticas a quem promove aglomerações, faz visita em lares de idosos ou tem se dirigido ao município para visitar amigos e parentes. "Não é momento para isso. Ainda precisamos de mais um tempo para encerrar esta luta contra o coronavírus".
Casos confirmados passam de 90, mas todos estão recuperados
Em 22 dias, Bagé saltou de 35 casos para 93. Um pulo de 165%. O boletim epidemiológico, entretanto, revela que todas as pessoas já estariam recuperadas. Os números seriam reflexo dos testes rápidos aplicados tanto pelo Poder Público e pela pesquisa da Unipampa, quanto em laboratórios privados a que a comunidade e empresas têm recorrido.
Os resultados ajudariam a reduzir a subnotificação da pandemia. O total de 2.114 testes negativados demonstraria o esforço em conhecer o real cenário de contaminação.
Nos últimos dias, a hospitalização de cinco casos suspeitos na Santa Casa, sim, tem gerado preocupação. Não apenas com a possibilidade de que possam representar alguma nova linha de contágio na cidade, mas principalmente, pelo estado de saúde dos pacientes. Dois estão em estado grave, com uso de respiradores - confirmou o titular da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Ricardo Necchi.
Para reforçar as ações de prevenção, a prefeitura também fará a distribuição de dez mil máscaras. Nesta terça, o uso do equipamento de proteção foi, inclusive, um dos apelos disparados durante a coletiva.
Relembre
Em março, Bagé chegou a ser considerada a décima cidade do país em número de infectados e a segunda do Rio Grande do Sul. Com uma série de medidas implementadas e um nível de distanciamento social elevado, com a população em casa, a situação foi revertida. Um total de aproximadamente 160 profissionais de saúde chegaram a ficar em isolamento.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
 
                     
                                             
                                                 
                                                 
                                                     
                                                     
                                                     
                                                     
                                                     
                                                     
                                                         
                                                         
                                                         
                    
Deixe seu comentário