Pandemia

Bagé retoma toque de recolher para evitar aglomerações

Prefeitura promete endurecer fiscalizações, interdita estabelecimentos de venda 24 horas de bebidas alcoólicas e proíbe consumo em via pública

O toque de recolher será restabelecido em Bagé, das 22h às 6h. A fiscalização promete ser endurecida, para barrar as aglomerações que podem resultar em disseminação da Covid-19. Os estabelecimentos de venda 24 horas de bebidas alcoólicas ficarão interditados pelo período mínimo de dez dias. Polícia Civil, Brigada Militar (BM) e equipes da Vigilância Sanitária irão intensificar as ações e quem descumprir os decretos municipais deverá ser preso em flagrante.

O alerta foi feito nesta segunda-feira (18), em transmissão ao vivo do prefeito Divaldo Lara (PTB): "É crime promover festas e aglomerações neste momento", reforçou. E explicou o porquê: "Por conta da irresponsabilidade de alguns que ainda não entenderam que vivemos uma grande crise em saúde pública no país e no mundo, teremos que mexer no bolso do infrator e no cofre do empresário infrator".

A comercialização de bebidas alcoólicas até a madrugada é uma das irregularidades. Mas foram a movimentação intensa de público em rodas de conversa nas calçadas, no final de semana, e o homicídio registrado na madrugada desta segunda - quando um jovem foi executado com cinco tiros na área Central da cidade - que pesaram para decisão.

As denúncias de excesso têm chegado ao Ministério Público (MP) e à Vigilância Sanitária. Inclusive uma reunião foi realizada com representantes da prefeitura, na tarde de ontem.

Recado também aos templos religiosos
A concentração de fiéis em ambientes religiosos também tem chamado a atenção do Poder Público e as igrejas devem entrar para rota de fiscalização. O chefe do Executivo já adiantou: se as regras forem descumpridas, os templos também serão fechados.

Confira o que mudou nas regras
- O toque de recolher será retomado, a partir das 22h, para evitar aglomeração em praças, parques e qualquer área pública de Bagé;
- Empresas de venda 24 horas de bebidas alcoólicas ficarão interditadas pelo período mínimo de dez dias, até um novo termo de compromisso ser assinado;
- O consumo de bebidas alcoólicas na rua está proibido;
- Bares e restaurantes voltam a fechar as portas aos clientes às 22h. O atendimento até a meia-noite, só é permitido por tele-entrega.

Aposta na prevenção
A segunda-feira começou com a retomada das barreiras sanitárias nos principais acessos ao município. Equipes da Secretaria de Saúde e do Exército uniram-se na desinfecção dos veículos. O trabalho também incluiu a vacinação contra a gripe, principalmente, em caminhoneiros e em passageiros com idade acima dos 55 anos.

Os ocupantes de veículos com placas de cidades, como Dom Pedrito - onde o contágio do novo coronavírus cresceu nos últimos dias - também passam por medição de temperatura e fazem o teste rápido. Tudo para manter a situação sob controle.

Hoje, Bagé tem 35 casos confirmados e praticamente 100% deles estão recuperados. E o melhor: não há respiradores ligados nem leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Covid ocupados. "Mas temos preocupação com um novo foco. Por isso, não podemos permitir a conduta de pessoas, que são poucas, mas começam a trazer risco para quem é consciente e toma todos os cuidados", reitera o secretário de Saúde, Mário Mena Kalil.

-151256

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Caixa paga nova parcela do auxílio emergencial Anterior

Caixa paga nova parcela do auxílio emergencial

Brasil passa de 250 mil contaminados pela Covid-19 Próximo

Brasil passa de 250 mil contaminados pela Covid-19

Deixe seu comentário