Qualificação
Banco de Empregos oportuniza capacitação para domésticas
Treinamento tem o propósito de habilitar mulheres a ocuparem o mercado de trabalho
Jô Folha -
Mais uma edição do curso de capacitação para domésticas promovido pelo Banco de Empregos Madre Tereza de Calcutá chega ao fim, em Pelotas. Na tarde de sexta-feira (28), 17 cursistas compartilharam as atividades do último dia. A iniciativa tem o objetivo de habilitar mulheres para ocupar espaço no mercado de trabalho, e assim, proporcionar que mais famílias tornem-se independentes.
O curso ocorre há 12 anos e está na sua 17ª edição. As participantes aprendem noções básicas de cozinha, como receitas de pães, bolos e cortes de carnes. A capacitação também oferece conhecimentos sobre economia, cuidados com crianças e como se portar em entrevistas de emprego. Outro objetivo é que as mulheres se sintam seguras para confeccionar os alimentos e empreender. “Queremos facilitar uma geração extra de renda”, apontou a coordenadora do Banco, Maria Eulalie Fernandes.
A partir de agora elas precisam contar com as oportunidades do mercado de trabalho. Para que isso aconteça, o Banco promove encontros entre as famílias empregadoras e as domésticas. Essas reuniões ocorrem todas as quartas-feiras, das 14h às 17h, na sede da instituição, atualmente localizada na rua Ildefonso Simões Lopes, 284. O propósito do compromisso é que haja diálogo e criação de vínculo entre as duas partes, para que assim as futuras assalariadas se sintam acolhidas. “Espera-se oportunidades e paciência dos patrões”, enfatiza Eulalie.
Para a mineira que habita em Pelotas há 16 dias, Rosane Oliveira, 52, o curso não rendeu apenas novos aprendizados, mas também receitas e vocabulário gaúcho. Ainda desempregada, o objetivo da integrante é conhecer pessoas que possam lhe oferecer uma chance no mercado de trabalho. Amante da cozinha e de novos desafios, a cursista admite estar confiante e com grandes expectativas. “Nesses dias também aprendi a vencer a minha timidez”, completou. A experiência foi um pouco diferente para Solange Bispo, 59, empregada doméstica de uma família há mais de 20 anos, foi a patroa quem sugeriu a capacitação. Mesmo com a prática do dia a dia, a profissional adquiriu novos conhecimentos para levar ao emprego.
Todas as capacitações possibilitadas pela entidade são abertas para o público. O próximo curso ocorrerá nos dias 2 e 3 de julho. Desta vez, o tema trabalhado será massas folhadas e ocorrerá na Paróquia São Cristóvão. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (53) 3223-0067.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário