Preservação

Banhado pode ter nova categoria em Rio Grande

A proposta é que o Banhado do Maçarico deixe de ser uma reserva biológica e passe a ser um refúgio de vida silvestre

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) promove na terça-feira (23), em Rio Grande, audiência pública para debater a proposta de mudança de categoria da reserva biológica Banhado do Maçarico.

Organizado com apoio da Associação dos Proprietários e Moradores do Banhado do Maçarico, o encontro ocorre às 18h, na Escola Municipal Maria Angélica Villanova Leal Campello, BR-471, km 63.

De acordo com a secretária adjunta da Sema, Maria Patrícia Möllmann, o objetivo é informar, coletar opiniões e esclarecer dúvidas. Pela proposta de recategorização, o Banhado do Maçarico deixaria de ser uma reserva biológica e passaria a ser um refúgio de vida silvestre.

Conforme a legislação, uma reserva biológica deve pertencer exclusivamente ao Poder Público. Já os refúgios de vida silvestre podem ser constituídos por áreas particulares. “A recategorização não prejudica a conservação ambiental. Pelo contrário, traz ganhos sociais, pois viabiliza a manutenção da pecuária local, e ambientais, uma vez que esses campos de pastoreio abrigam espécies de pássaros ameaçadas de extinção”, destacou.

A unidade de conservação do Banhado do Maçarico tem 6,2 mil hectares e foi constituída em 2014, por meio do decreto 52.144, para garantir a proteção integral do ecossistema local. Desde 2015, um grupo de trabalho formado pela Sema, pelo Ministério Público e pelos moradores da região construiu a proposta de recategorização da área.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Municípios apostam em kits escolares para melhorar Ideb Anterior

Municípios apostam em kits escolares para melhorar Ideb

Terrenos baldios são dor de cabeça aos vizinhos Próximo

Terrenos baldios são dor de cabeça aos vizinhos

Deixe seu comentário