Pandemia
Barreiras monitoram caminhoneiros em Rio Grande
Em Pelotas, feriadão terá a orla da praia do Laranjal fechada para a circulação de veículos; no mundo são 1,5 milhão de casos diagnosticados com o Covid-19
A Zona Sul manteve, até a noite desta quinta-feira (9), a confirmação de 16 casos de Covid-19. Pela manhã, Rio Grande anunciou a flexibilização para o comércio de chocolates e a montagem de barreiras que medem temperaturas e distribuem equipamentos de proteção individual na BR-392, no acesso ao município. À tarde, Pelotas anunciou o fechamento do trânsito na beira da Praia do Laranjal durante todo o feriado. As medidas buscam conter a propagação do novo coronavírus.
Nesta quinta, o Rio Grande do Sul confirmou mais mortes e o número já chega a 14 óbitos. São seis mortes em Porto Alegre, duas em Novo Hamburgo, duas em Passo Fundo, e uma em Marau, outra em Ivoti e em Alvorada. Em hospitais gaúchos, informações repassadas pelo governador Eduardo Leite (PSDB) dão conta de 267 pessoas internadas com sintomas. Destes, 138 encontram-se em Unidades de Terapias Intensivas (UTI). Os casos confirmados nesta quinta alcançaram 636 no Estado - o vírus está espalhado em 77 municípios.
No Brasil, o número de mortos chega a 941, um aumento de 141 perdas diagnosticadas com o vírus. O número foi um novo recorde. Na quarta, foram 133 novos mortos, na terça, 114 e na segunda 67, o que demonstra aumento nos índices diários em todo o país. O número de casos confirmados chegou a 17.857 pessoas.
Barreiras orientam e monitoram na BR-392
Em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, o prefeito Alexandre Lindenmeyer (PT) fez um apanhado do que está sendo feito pelo município. Todo o movimento relacionado a caminhões de acesso ao Porto do Rio Grande ou ao município passam por monitoramento numa parceria montada com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ecosul, Sest Senat, Superintendência dos Portos, Defesa Civil e Secretaria de Saúde da cidade. As chamadas barreiras sanitárias estão localizadas nos quilômetros 10, 18 e 25 da BR-392.
Outro destaque foi em relação a doações da Rede Acolher, que distribui cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social. O projeto envolve a participação da iniciativa privada, Ongs, instituições religiosas e forças armadas. Até o momento foram atendidas mais de 6 mil famílias. Informações agora também podem ser obtidas pelo telefone 0800 642 6050.
Na próxima semana, deve entrar em funcionamento o serviço de telemedicina feito em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (Furg). "Passaremos a recomendar (a população) de forma mais enfática que passem a usar as máscaras caseiras. É um desafio, sai um pouco do nosso padrão, não temos o costume. Mas neste momento, a recomendação é a utilização de máscaras na rua e no dia a dia", disse o prefeito.
Laranjal fechado na Páscoa
A orla da Praia do Laranjal ficará fechada a partir das 7h desta sexta-feira. O acesso e a consequente proibição de estacionamento terá vigor até a manhã da segunda-feira, dia 13. Durante os três dias, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) fechará o trânsito em toda a extensão da avenida Antônio Augusto de Assumpção Jr. na via próxima à areia da praia, entre o trapiche e a rótula Jornalista Álvaro Piegas, no chafariz.
Mesmo diante das ordens de isolamento social e da ampla divulgação da importância da população permanecer em casa, a prefeitura observou grande procura por locais de lazer no último final de semana. Esta foi uma das principais motivações para o decreto que proíbe a permanência de pessoas em locais públicos - como o caso da orla da praia. A decisão de fechar o trânsito busca contribuir com o isolamento. A circulação será controlada por agentes de trânsito da prefeitura.
No último boletim divulgado pela prefeitura, a informação é que o município não recebe resultado dos testes desde o dia 1º de abril. Cinco foram confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) e outros três em laboratórios não credenciados no Ministério da Saúde, o que totaliza oito casos. Um homem de 47 anos permanece internado no Hospital Escola com sintomas. O caso também aguarda o resultado de exames e seu quadro de saúde não foi divulgado.
1,5 milhão de infectados
As atualizações da noite desta quinta-feira da Universidade John Hopkins apontava para 1,5 milhão de pessoas diagnosticadas em todo o mundo. O número de mortes chega a 94,8 mil. Os Estados Unidos já é o segundo país com mais mortes, totalizando 16.252 pessoas - o país já registra 456 mil casos de Covid-19. A Itália é o país com mais mortos até o momento, com 18.279 óbitos.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário