Pandemia
Beneficência suspende atendimentos Covid
SMS garante que a cobertura será mantida por outras instituições de saúde de Pelotas
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que, a partir desta quarta-feira (15) , o hospital Beneficência Portuguesa não terá mais leitos exclusivos para tratamento de pacientes suspeitos ou confirmados de infecção pelo coronavírus. Considerando a impossibilidade da instituição de manter os leitos abertos e observando o atual cenário de estabilidade do número de internações, serão suspensos os atendimentos de dez leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 15 de enfermaria.
Com essa readequação, o Pelotas passará a contar com 29 leitos de UTI distribuídos entre o Hospital-Escola (HE-UFPel), o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HU-UCPel) e a Santa Casa. Já os leitos de enfermaria totalizam 42: são 27 no Centro Covid, dez no HU e cinco no HE.
Conforme a secretária de Saúde, Roberta Paganini, esse ajuste se deu devido às dificuldades encontradas pela Beneficência em manter as equipes profissionais de retaguarda dos leitos, além do baixo índice de ocupação dos leitos. Até a última segunda-feira, a taxa de ocupação hospitalar de UTIs era de 33,3% e de 25% nas enfermarias.
Confira a distribuição atualizada
Hospital Universitário São Francisco de Paula (HU/UCPel) - 13 leitos
Hospital Escola (HE/UFPel) - 10 leitos
Santa Casa - 6 leitos
Total - 29 leitos UTI
Mais um óbito
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou ontem mais uma morte por Covid-19 em Pelotas. O registro é referente a um homem de 72 anos, que estava internado no Hospital São Francisco de Paula. Com este registro, o município agora soma 1.264 óbitos desde o início da pandemia.
Ainda segundo a SMS, foram registrados 11 novos casos da doença. Tratam-se de seis mulheres e cinco homens, com idades entre 24 e 77 anos. Desde o início da pandemia, já são 51.304 casos confirmados. Destes, 49.738 são considerados recuperados e 302 estão em isolamento. A SMS aguarda o resultado de 219 exames que estão em análise no Lacen/RS, na Unidade de Diagnóstico Molecular Covid-19 HE/UFPel e, também, pelo programa Testar RS. Até o início da tarde de terça-feira, 31 leitos (34,1%) estavam ocupados. São casos de moradores de Pelotas, internados no município e transferidos para outras cidades, além de residentes de outras localidades. Deste total, 11 estavam em leitos de UTI, o que representa 28,2% da capacidade.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário