Combate

Blitze busca informar para combater a proliferação de Aedes aegypti

Operações têm o propósito de ressaltar a importância da população no auxílio ao combate ao inseto que transmite vírus de doenças graves

Carlos Queiroz - Ação coenscientiza a população por meio da entrega de materiais informativos

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao mosquito Aedes aegypti, celebrado no penúltimo sábado de novembro, e com a proximidade da chegada do verão, a Vigilância Ambiental do Município elaborou uma ação de blitze para conscientizar a população da importância das medidas de prevenção à proliferação do inseto transmissor da dengue, zika e chikungunya. A primeira blitz abordou na tarde desta quarta-feira (23), os condutores que passavam pela Avenida Duque de Caxias, no Fragata. Já a segunda, será no dia 30, na avenida Domingos de Almeida, no Areal.

Com a presença de diversos vigilantes ambientais, foram entregues aos motoristas materiais informativos sobre os cuidados adequados que devem ser tomados constantemente em locais propícios para o desenvolvimento do mosquito. O slogan Na batalha contra os mosquitos você é nosso principal aliado, destaca a importância do papel da população neste combate, visto que a maior parte dos focos é encontrada no interior das residências.

Temperaturas mais altas são um fator de contribuição para o surgimento dos insetos. No entanto, a incidência de focos foi encontrada em Pelotas inclusive nos meses mais frios do ano, em junho e julho. "No inverno nós encontramos bastante [criadouros do inseto]. Então a população tem que estar sempre cuidando e atenta, como o mosquito está aparecendo no inverno, ele pode estar se adaptando ao frio", destaca a chefe da equipe de vigilância ambiental do Fragata, Nina Abrantes. Já com a chegada do verão, conforme a agente, o crescimento da proliferação é ainda mais alto, por isso a necessidade das medidas de prevenção serem redobradas.

Visitas domiciliares
Uma das principais ações realizadas por agentes da vigilância ambiental periodicamente são as visitas domiciliares para a investigação da presença de criadouros do mosquito. Deste modo, o vetor do inseto é eliminado, evitando que ele chegue a nascer. Nos últimos meses, houve um aumento no quantitativo de agentes de saúde visando ampliar e intensificar esse trabalho. Devido a isso, Nina ressalta que as visitas serão mais frequentes.

Já em locais em que foram encontradas incidências do Aedes aegypti, as inspeções podem ocorrer até semanalmente. "A gente tem que eliminar os focos. Até passarmos em 90% das casas e não encontrarmos mais nada", afirma.

As visitas ainda são mais intensificadas quando são encontrados focos do mosquito. É comum no verão nos concentrarmos mais em um bairro do que em outro porque naquela área foi constatada a incidência. Nesses locais, as ações ocorrem semanalmente. "É que a gente tem que eliminar os focos, até passarmos em 90% das casas e não encontrarmos mais nada". Nina pede ainda para que os moradores recepcionem os agentes e que as visitas são rápidas.

Proliferação e dengue em Pelotas

De acordo com dados da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de Janeiro deste ano até o presente momento foram identificados 329 focos para Aedes sendo a maioria detectada no bairro Fragata (63%) e no interior de residências (56%). Sobre os casos de dengue em 2022, foram registradas 12 pessoas infectadas pela doença. Em 2021, o número de casos positivos na cidade foi de quatro.

No Estado
Até o dia 5 de novembro deste ano, o Rio Grande do Sul registrou 59 casos confirmados de Chikungunya. Já os infectados pelo Zika Vírus foram 58. Até o momento nenhum caso de Febre Amarela foi detectado no Estado.

Atenção redobrada
A coordenadora da Vigilância Ambiental, Isabel Madri, ressalta que a temperatura e presença de água parada são fatores que influenciam diretamente o ciclo reprodutivo do mosquito, assim, quando há aumento da temperatura, o tempo entre as fases do ciclo diminui.

Nesse sentido, a orientação é para que a população realize a verificação dos seus imóveis semanalmente, eliminando ou destinando adequadamente todo e qualquer objeto que possa acumular qualquer volume de água. "Essa simples ação impede a reprodução do mosquito prevenindo a transmissão de doenças", afirma.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inep disponibiliza gabaritos do Enem 2022 Anterior

Inep disponibiliza gabaritos do Enem 2022

Governo Lula irá rever proposta de mais pedágios na região Próximo

Governo Lula irá rever proposta de mais pedágios na região

Deixe seu comentário