Pandemia
Bolsonaro demite Ministro da Saúde
Luiz Henrique Mandetta divulgou seu desligamento em publicação no Twitter na tarde desta quinta-feira; oncologista Nelson Teich assume o posto
*Atualizada às 17h05min para acréscimo de informações.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, demitiu na tarde desta quinta-feira (16) o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. O primeiro anúncio foi feito pelo próprio Mandetta, em uma publicação nas redes sociais. O oncologista Nelson Teich assume a pasta.
"Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar", publicou o ex-ministro em seu perfil do Twitter.
Mandetta e Bolsonaro já vinham divergindo sobre os caminhos para o combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O ministro se alinhava às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) pela adoção de um isolamento social mais forte, enquanto o presidente vinha defendendo a abertura do comércio como forma de evitar impactos na economia.
Médico, Mandetta foi secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul e deputado federal pelo DEM. Ocupava o cargo de ministro da Saúde desde o início do governo Bolsonaro, em janeiro de 2019. As notícias sobre a possibilidade de ele deixar a pasta já vinham há duas semanas.
Na coletiva de imprensa após a demissão, o ex-ministro deixou um recado para os colegas do Ministério da Saúde. "Quantas vezes eu mudei de posição porque vocês me mostraram que eu precisava mudar de posição... Não tenham medo! Não façam um milímetro diferente do que vocês sabem fazer. Ajudem o próximo ministro. Não meçam esforços."
Conheça Nelson Teich
O novo ministro da Saúde é Nelson Luiz Sperle Teich, de 60 anos. Nascido no Rio de Janeiro, formou-se em Medicina na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e fez a especialização em oncologia no Instituto Nacional do Câncer (Inca). Atualmente, é sócio de uma consultora de serviços médicos, a Teich Health Care.
Teich foi consultor informal de Jair Bolsonaro ao longo da campanha eleitoral de 2018. Ele participa do governo formalmente desde o ano passado, como assessor do secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Denizar Vianna.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário