Estilo Pet
Bom Ano-novo para eles também
Saiba quais cuidados tomar durante a soltura de fogos de artifício para que o seu cachorro também aproveite a passagem para 2020
Divulgação -
Por Renan Santos - [email protected]
(estagiário sob supervisão de Débora Borba)
A virada de ano é aguardada por muitos, e para comemorar a passagem, diversos têm o costume de soltar fogos de artifício, proporcionando um belo espetáculo pirotécnico. Fogos que têm beleza, mas que, desde 2017, em Pelotas, não podem ter ruídos. A medida beneficia quem também tem o direito de aproveitar a virada: os cães.
Para compreender o porquê dessas reações nos animais, é preciso entender sua estrutura. O sistema auditivo desses pets é diferente do sistema auditivo humano. “A audição dos cães é quatro vezes mais potente que a audição humana. Isso se dá por vários motivos, como a própria evolução da espécie. Eles escutam em uma frequência muito maior que a nossa”, destacou a médica veterinária Bruna Pires.
O barulho emitido pelos fogos de artifício traz uma série de reações adversas nos animais. Por ter uma audição mais sensível, o cachorro começa a dar sinais de ansiedade. O comportamento muda e problemas de saúde já existentes no animal, como complicações neurológicas ou cardíacas, são intensificados pela ansiedade causada no cão através do barulho dos fogos.
O Ano-novo é para ser uma data tranquila, seja para animais ou humanos. Para evitar maiores problemas com os cachorros, é possível adotar algumas medidas de precaução. Não deixá-los sozinhos, mas, caso seja inevitável, procurar mantê-los em um ambiente tranquilo, com pouca interferência do barulho e com poucas condições dele se machucar caso se agite. Evitar o uso de coleiras ou guias também é uma boa medida, visto que podem machucar o animal caso ele se descontrole diante dos fogos. “Com o barulho, o cachorro apresenta sinais de ansiedade e acaba tentando fugir, o que pode causar atropelamentos, lesões no animal e outros acidentes. É preciso estar atento. Caso o cão siga mostrando esses sinais, é preciso procurar um médico veterinário para estudar o caso”, ressalta Bruna.
Legislação municipal a favor dos animais
Sancionada em agosto de 2017, a lei 6.493 proíbe a utilização de fogos de artifício que emitam ruídos. Tanto em festas particulares quanto em eventos públicos, só são permitidos fogos silenciosos. A norma ainda prevê multas em caso do descumprimento desta lei.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário