Tecnologia
Bonito, mas confuso para os cidadãos
Novo site da prefeitura apresenta melhora na aparência e traz mais dados, porém falha ao dificultar acesso a informações básicas
Lançado no dia 27 de outubro com o objetivo de melhorar a conexão da população aos serviços públicos e às informações da administração, o novo site da prefeitura de Pelotas peca em alguns pontos dessa missão. Embora sua reformulação tenha garantido um visual mais limpo e moderno em comparação ao anterior e incluído novas funcionalidades, falhas como páginas sem conteúdo e falta de informações essenciais persistem após um mês do portal.
Em testes de navegação realizados pelo Diário Popular, o site apresentou problemas. Um deles está em uma das utilidades mais buscadas pelos cidadãos, tanto que já tem seu link logo na página inicial, abaixo do novo campo de busca: o IPTU. Contribuintes que verificam a situação e precisam de uma segunda via para pagamento não conseguem emitir o boleto. A página apresenta, em inglês, uma mensagem de erro. Mensagens que, aliás, surgem ao se clicar em muitos dos links, indicando quebras de direcionamento ou conteúdo inexistente. Casos das páginas dos conselhos da Mulher, do Idoso e outros dez colegiados, por exemplo.
O diretor executivo da Assessoria de Comunicação (Ascom) da prefeitura e curador do site, Gustavo Azevedo, reconhece as falhas e afirma que é uma questão de tempo até a solução. A expectativa é de que ainda em dezembro todas as páginas com erros nos links sejam corrigidas. "Temos apenas um mês do novo site e há itens que são arrumados aos poucos, conforme analisamos e detectamos. É importante que as pessoas apontem estes problemas", diz. Quanto ao IPTU, garante que no exercício de 2018 o erro na impressão dos boletos não acontecerá e que aqueles usuários que não conseguem emitir as guias de pagamento atuais devem buscá-las na Secretaria da Receita.
Outro obstáculo enfrentado pelos usuários do portal do município acontece na hora de buscar notícias. Enquanto na versão anterior era possível encontrar anúncios, execuções e ações dos últimos quatro administradores desde 2001 - Fernando Marroni (PT), Bernardo de Souza (PPS), Fetter Jr (PP) e Eduardo Leite (PSDB) -, no site atual só existem informações a partir do dia 26 de outubro, véspera do lançamento da página. Conforme Azevedo, o sumiço é temporário. "Nada se perdeu, tudo está salvo e é apenas uma questão de conclusão da migração das notícias para o novo sistema e formato de publicação", afirma.
Sopa de letrinhas
Se a ideia do site é facilitar a compreensão e o conhecimento dos pelotenses aos serviços públicos, a proposta de ter um menu repleto de siglas ao invés dos nomes ou das funções das secretarias vai no sentido contrário. Sgaf, Sdet, SGCMU e SHRF são apenas algumas das sopas de letrinhas com as quais o usuário terá que lidar para encontrar o que procura.
Para a doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Gabriela Zago, o portal deixa de lado a linguagem dos usuários e prejudica o uso do público. "Ao listar as secretarias pelas siglas, o site economiza espaço na tela, mas talvez deixe o cidadão confuso. Principalmente se ele não estiver familiarizado com o que cada sigla representa", aponta.
De acordo com a Ascom, a dificuldade de compreensão das siglas já foi percebida pela equipe que cuida do site. Nas próximas semanas um novo menu com os nomes e os dados das secretarias será adotado.
A especialista em redes sociais e design digital cita ainda outra falha importante: a falta de adaptação da página à navegação em celulares. "É necessário 'rolar' a página para o lado para visualizar todo o conteúdo. Entretanto, não há uma indicação óbvia de que isso é necessário e o usuário pode achar que apenas o conteúdo visível está disponível." Conforme Gabriela, o site é bonito e funcional, mas falha em termos de usabilidade ao cidadão comum.
Transparência
Remodelado, o Portal da Transparência é um dos pontos positivos no novo site da prefeitura ao apresentar disponíveis e atualizados todos os dados buscados pela reportagem. Informações sobre finanças públicas, leis, decretos e licitações estão todas lá.
Contudo, é no novo Portal de Dados Abertos que novamente aparece a barreira ao cidadão comum que não está familiarizado ao sistema e busca informações sobre a gestão da cidade. Itens como gastos com diárias, empenhos e outros projetos são disponibilizados em tabelas que precisam ser baixadas para o computador do usuário, cheias de números e informações nada simplificadas. Azevedo justifica. Segundo ele, a ideia da seção é justamente oferecer este formato de dados para que desenvolvedores de soluções para a cidade e usuários especializados possam se debruçar sobre as planilhas.
Apesar disso, o presidente do Observatório Social de Pelotas critica o que chama de um problema antigo de transparência. "As informações exigem certo treinamento de quem busca para que encontre os caminhos, além de estar familiarizado com os formatos e as seções. Os dados e a transparência são parte fundamental do site da prefeitura e que deveriam ser destacados e de mais fácil acesso", critica Renato Luiz Tavares de Oliveira.
Principais problemas
Links: ao clicar em imóveis inventariados, registro cadastral de empresas, ouvidoria, escolas municipais e conselhos, os usuários são direcionados a páginas sem informações ou com mensagens de erro em inglês.
Notícias: todas as publicações com promessas de obras, execuções e ações das administrações entre 2001 e 2017 foram excluídas, não há arquivo disponível para consulta.
Secretarias: nomes foram substituídos por siglas de difícil compreensão para usuários não familiarizados.
Educação: na seção voltada às informações sobre o ensino público municipal, estão indisponíveis dados sobre a secretaria e as escolas (nomes, telefones, endereços).
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