Alerta
Brasil tem o primeiro caso suspeito de coronavírus
Segundo a Folha de São Paulo, o teste de contraprova de um paciente, que já havia sido notificado, teria dado positivo
O Brasil pode ter o primeiro caso registrado de coronavírus. Segundo o que foi apurado pela a Folha, o teste de contraprova de um paciente que já havia sido notificado como caso suspeito na noite de terça-feira (25) também deu positivo. No final da manhã, o secretério-executivo do Ministério da Saúde, João Gabardo dos Reis, concede uma coletiva para anunciar o resultado.
Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova. No atendimento, adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico para SARS-CoV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo o site do Ministério da Saúde, a vítima é um homem de 61 anos, residente em São Paulo que traz o histórico de viagem para a Itália, na região da Lombardia (norte do país), a trabalho, sozinho, no período de 9 a 21 de fevereiro. Ele iniciou com sinais e sintomas (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza) compatíveis com a suspeita de Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19). O paciente está bem, com sinais brandos e recebeu as orientações de precaução padrão. Na Itália, o vírus já matou 11 pessoas e o número de contágios subiu para mais de 350.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário