Iniciativa
Brasileiros e espanhóis criam cimento ecológico com caroço de azeitona
O produto feito a partir da cinza do caroço e dos resíduos procedentes de alto-forno se destaca pela baixa pegada de carbono e pela redução no impacto ao meio ambiente
Um novo tipo de cimento pode entrar no mercado nacional. Segundo a agência EFE de notícias, pesquisadores brasileiros e espanhóis desenvolveram o produto ecológico a partir da cinza do caroço de azeitona e dos resíduos procedentes de alto-forno, considerado uma alternativa mais sustentável ao material produzido atualmente.
A pesquisa vem da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e da Universidade Politécnica de Valência (UPV). De acordo com Jordi Payá, estudioso do Instituto de Ciência e Tecnologia do Concreto (ICITECH) da UPV, o cimento ecológico se destaca pela baixa pegada de carbono e pela redução no impacto ao meio ambiente. Ainda segundo o pesquisador, o resíduo da combustão dos caroços e das outras partículas é moído, a dose adequada de um e de outro é estabelecida e tudo é misturado com água, o que torna o processo para a fabricação "muito simples".
Com 300 quilos por centímetro quadrado para compressão, o novo produto apresenta ainda bom desempenho mecânico, pois tem resistência alta para a aplicação na construção. "O nosso trabalho agora está focado em melhorar a fórmula para obter melhor desempenho e estudar durabilidade e opções de aplicação", revelou Payá.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário