Saúde
Campanha de Vacinação contra a gripe começa mais cedo no Estado
Crianças e gestantes foram priorizadas na estratégia deste ano, que tem início no dia 10 de abril
Infocenter -
A partir do dia 10 de abril começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe no Rio Grande do Sul. O Estado optou por antecipar a data de início da estratégia - cinco dias mais cedo em relação ao restante do país - para imunizar o maior número de pessoas possível. O Ministério da Saúde divulgou na última terça-feira, dia 19, o esquema de campanha deste ano, que vai até o dia 31 de maio. Na primeira etapa, crianças de um a seis anos de idade e gestantes serão imunizadas. A partir do dia 22 de abril, todo o público-alvo, como pessoas com 60 anos ou mais e puérperas, poderá se vacinar.
Neste ano, a prioridade para crianças e gestantes se deu pelo baixo índice de vacinação nestes dois grupos em 2018. Eles foram responsáveis por puxar para baixo a cobertura no Rio Grande do Sul no ano passado, que fechou em 85% do total de pessoas elegíveis para a campanha. Entre as gestantes, 72% foram vacinadas, enquanto que as crianças (na época imunizadas com até 5 anos) apresentaram um resultado de 67%. Ano após ano, Pelotas não vem atingindo a meta dos grupos considerados prioritários. As vacinas são disponibilizadas em todas as unidades de saúde da zona urbana e também na Colônia, bem como nas clínicas particulares.
Atualização na vacina
A vacina contra a gripe protege contra três tipos de vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Em relação à vacina do ano passado, a dose foi atualizada com subtipos diferentes nas cepas H3N2 e B, por isso a importância em se repetir a dose nesta temporada. A imunização leva cerca de 15 dias para proteger completamente o organismo. Dessa forma, quem for vacinado dentro do período de campanha está mais seguro para enfrentar o inverno, época do ano na qual a circulação da doença aumenta.
Confira o cronograma
Grupos que podem receber a vacina a partir de 10 de abril:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Gestantes (em qualquer tempo gestacional)
Grupos que podem receber a vacina a partir de 22 de abril:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Gestantes (em qualquer tempo gestacional)
- Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
- Pessoas com 60 anos ou mais
- Povos indígenas aldeados
- Trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
- Professores de escolas públicas e privadas
- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais*
*Doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas ou hepática; diabetes; imunossupressão; obesidade; transplantados ou pessoas com trissomias.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário