Solidariedade
Campanha estimula a doação de sangue
Ação foi promovida por estudantes de enfermagem
Jô Folha -
Uma ação na tarde de sexta-feira em frente ao Hemocentro Regional de Pelotas buscou atrair doadores de sangue. Com música ao vivo e blitz, os estudantes de Enfermagem da escola Dimensão distribuíram fôlderes informativos e convidaram os motoristas para se solidarizarem com a causa e aumentar os estoques de sangue para este final de ano. Nesta época, é comum aumentar a demanda e diminuir a oferta, em função das festas e férias do verão.
A campanha atraiu diversos doadores, comemorou uma das idealizadoras, a estudante Maica Colares. Com a ajuda dos 27 colegas de turma no Dimensão, organizou a iniciativa para aumentar os estoques do Hemocentro, responsável por mais de 20 municípios da Região Sul. "Eu sou doadora e apresentei a proposta para a turma, que abraçou a ideia na hora", lembrou. Com o nome É da cor vermelha como o Bom Velhinho, os estudantes montaram uma barraca e distribuíram fôlderes com informações sobre a doação.
Como nem sempre pode doar, Ivonete Almeida aproveitou a tarde para fazer a boa ação. Com um familiar precisando de sangue, ela conseguiu doar na tarde de sexta-feira. "Não é sempre que posso, mas se pudesse, com certeza doava mais vezes", contou. Para quem doava nesta sexta, além do tradicional lanchinho com sanduíche e suco natural, as estudantes também montaram uma mesa com melancia, banana, maçã e pêssegos para os visitantes doadores.
Para doar
Prevendo a maior demanda na época em função de acidentes e por problemas consequentes do alto consumo de álcool, os hospitais e pronto atendimentos necessitam de mais estoque. Aproveitando o momento de Natal e de solidariedade, os estudantes articularam apresentações com músicos da cidade, montaram um palco e conseguiram a sonorização - tudo de maneira solidária para ajudar na campanha. "Tudo aqui é de boa vontade", explicou Maica. A campanha foi até as 17h. O tema também foi tratado nas aulas da professora Angélica Fagundes, que também é enfermeira no Hemocentro e abriu as portas para a iniciativa.
Angélica conta que todos os anos a escola realiza uma semana de intercursos. As turmas propõem ações como a realizada no local. "Me orgulha muito, eles recém entraram no curso e já estão com esta disposição toda", exaltou a professora. O único apoio em recursos foi da empresa Porto 5 Empreendimentos, que fez a doação das camisetas utilizadas na ação. Agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) acompanharam durante todo o dia e orientaram motoristas que passavam pela avenida Bento Gonçalves.
Estoques para o verão
Segundo a assistente social Adriana Souza de Melo, a média mensal é de 400 bolsas de sangue doadas, número que é menor que a demanda. "Nós estamos sempre precisando, porque atendemos toda a região." Ela lembrou que sempre no primeiro sábado do mês, a unidade está aberta entre as 8h e as 13h para doação de quem não tem tempo durante a semana.
Requisitos para doar
Estar em boas condições de saúde
Ter entre 16 e 69 anos
Pesar mais de 50 quilos
Estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas)
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa horas antes da doação)
Apresentar documento original com foto
Quem não pode doar
Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade
Mulheres grávidas ou que estejam amamentando
Pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas
Intervalo entre uma doação e outra
Homens - 2 meses
Mulheres - 3 meses
Horário de funcionamento
Para doação de sangue: de segunda a sexta das 8h às 18h e no primeiro sábado do mês das 8h às 13h.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário