Boletim da Zona Sul
Canguçu: Prazo de votação na consulta popular inicia nesta terça
Votação busca definir quais serão as prioridades de investimento no município
Bagé: Daeb segue ação de consertos de vazamentos na General Osório
Rio Grande: Executivo recebe o secretário de obras do estado José Stéfille para diálogo sobre projetos na área da habitação em Rio Grande
São Lourenço: Setembro Amarelo conscientiza sobre o suicídio
Começa nesta terça (3) e vai até sexta (5) a votação da Consulta Popular. Para votar, basta o número do título de eleitor, acessar o www.consultapopular.rs.gov.br e escolher a demanda. A votação presencial será possível apenas na terça (3) e na quarta (4) Além da internet, é possível votar presencialmente em Canguçu nos seguintes locais:
- Gabinete do Prefeito;
- Hospital de Caridade de Canguçu;
- Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Canguçu;
- Simca;
- Todas as Secretarias da Prefeitura.
O enfoque da Consulta Popular 2019 é o desenvolvimento regional, valorizando projetos que ampliam o crescimento econômico, ciência e a inovação em áreas como agricultura, infraestrutura, turismo entre outros. A verba disponível para esta realização foi de R$ 20 milhões e será dividida nas 28 regiões dos Coredes.
O que é a Consulta Popular?
O governo gaúcho tem uma votação anual chamada Consulta Popular, em que todos os eleitores podem eleger quais obras, projetos ou demandas serão contempladas.
Desde 1998 o Estado do Rio Grande do Sul instituiu, através da Lei nº 11.179, que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. Esse processo foi denominado de Consulta Popular.
Anualmente o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as 28 Regiões do Estado, de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE).
Definido o valor para cada região, o governo e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) organizam o processo de discussão em Audiências Públicas Regionais, Assembleias Municipais e Fóruns Regionais. Nos encontros, é construída uma cédula de votação regional, que é submetida aos eleitores gaúchos em um dia de votação da Consulta Popular.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário