Agronegócio

Canola, trigo, cevada e centeio: alternativas para a entressafra

Dia de Campo da Faem apresentará as quatro cultivares de inverno para serem usadas em rotação com o arroz e a soja

Infocenter -

A Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas (Faem/UFPel) promove na próxima quarta-feira (9), no Centro Agropecuário da Palma, um Dia de Campo dedicado a quatro culturas de inverno que se apresentam como alternativas aos produtores de arroz ou soja da região para o período de entressafra. Durante o dia, os convidados receberão informações sobre produtividade, fitotecnia, manejo e possibilidades de mercado da canola, do trigo, do centeio e da cevada.

O coordenador do evento e professor do Departamento de Fitotecnia da Faem, Luis Panozzo, informa que 70% das terras destinadas ao plantio do arroz ficam ociosas no inverno; a partir disso, a introdução de alguma destas novas culturas poderia beneficiar o produtor. “Em áreas bem drenadas em terras baixas podemos entrar com estas culturas de inverno em sistema de rotação ou sucessão, o que pode colaborar de várias formas em todo o sistema de produção como, por exemplo, através da produção de novos grãos, incorporação de matéria orgânica ao solo ou diminuição do banco de plantas daninhas”, explica.

Os produtores ou profissionais da área que comparecerem ao evento poderão conhecer de perto as lavouras experimentais de trigo (dez), canola (quatro), cevada (duas) e centeio (uma) que servem de laboratório para os pesquisadores do LabGrãos avaliarem a adaptação, o desempenho e particularidades das culturas à região. Nas estações, o Labgrãos estará representado pelos professores Moacir Elias e Nathan Vanier que falarão sobre pós-colheita e qualidade dos quatro grãos.

Conforme Panozzo, ainda é cedo para o laboratório emitir uma recomendação técnica indicando o plantio das culturas, pois é necessária a realização de mais estudos, porém é possível afirmar que em terras baixas pode-se ter um desenvolvimento satisfatório, com boa produção e incorporando nutrientes ao ambiente quando se opta pela utilização destes cultivares.

INSCRIÇÕES
O evento é gratuito. Interessados em participar podem se inscrever no dia inicial, no local. Mais informações pelo telefone (53) 99176-5653, com Luis Panozzo, coordenador do evento

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Greve dos municipários é sentida nos serviços públicos Anterior

Greve dos municipários é sentida nos serviços públicos

Navegantes II recebe Dia do Bota Fora nesta sexta Próximo

Navegantes II recebe Dia do Bota Fora nesta sexta

Deixe seu comentário