Folia

Carnaval de rua de Pelotas prossegue no fim de semana com Blocos e Cordões

Confraria do Samba, Fantasmão do Fragata, Bloco do Mapa e Arrastão da Jamaica movimentam o Centro e o Bairro Fragata sábado e domingo

Foto: Rodrigo Chagas - Ascom - Confraria do Samba, Fantasmão do Fragata, Bloco do Mapa e Arrastão da Jamaica movimentam o Centro e o Bairro Fragata sábado e domingo

Mais de 25 mil pessoas já participaram dos desfiles carnavalescos de blocos e cordões em Pelotas, conforme estimativa da Liga dos Blocos e Cordões Carnavalescos de Pelotas. Neste fim de semana a folia continua. No sábado (17), às 14h no Centro, na rua Cassiano entre Andrade Neves e Quinze de Novembro, a Confraria do Samba, dá início à festa às 19h, seguida do Bloco Fantasmão do Fragata, com apresentação na avenida Duque de Caxias entre Tenente Lira e Pinheiro Machado. No domingo, dia 18, o Bloco do Mapa, a partir das 12h, agita a rua Quinze de Novembro. E o Bairro Fragata, a partir das 14h, recebe o Bloco Arrastão da Jamaica nas ruas Cristóvão Colombo e Vidal de Negreiros.

No início de fevereiro, nos dias 3 e 4, a folia foi por conta dos Blocos Praieiro no Laranjal, Sereno no Areal e Loucas da Cohab no Fragata. No feriado de Carnaval, a festa lotou o centro da cidade, no espaço cultural Gilberto Gomes com o Cordão do Ponto Chic e Amigos da Mesa7. No Quadrado, a animação foi da Batucantada e o Centro Histórico e entorno da Praça Coronel Pedro Osório, o Tira Corda do meu Bloco, o Bonde da Várzea e Ursal. No Balneário dos Prazeres com o Jacaré da Lagoa, e na região do Porto a Língua Maldita. “A festa coloriu e ilustrou do Centro à periferia da cidade, com alegria, bom humor e criatividade”, ressaltou a presidente da Liga, Jaqueline Santos. Para este fim de semana, ressalta ela, caso ocorra chuva, as apresentações serão transferidas, e os diretores dos Blocos avisarão à comunidade, da realização ou não do desfile, através das redes sociais.

Os foliões têm papel importante também na organização do evento, ressalta Jaqueline, solicitando que não levem bebidas e alimentos em embalagens de vidro compre suas bebidas e alimentos nas barracas dos blocos ou com os ambulantes cadastrados, e descartem seu lixo nos coletores apropriados.

A Prefeitura é parceira da Liga de Blocos e Cordões na organização dos eventos, por meio das secretarias de Cultura (Secult), de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), de Transporte e Trânsito (STT), de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), da Guarda Municipal (GM) e da Secretaria de Saúde (SMS) por meio da Vigilância Sanitária (Visa).


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com diagnóstico precoce, cerca de 80% de crianças com câncer podem alcançar a cura Anterior

Com diagnóstico precoce, cerca de 80% de crianças com câncer podem alcançar a cura

Município alerta para a prevenção de zoonoses Próximo

Município alerta para a prevenção de zoonoses

Deixe seu comentário