Pandemia
Casos de Covid-19 recuam para 11 em Pelotas
Seguindo protocolo do Ministério da Saúde, dois casos registrados na última quarta-feira foram realocados para os locais de residência das vítimas
Carlos Queiroz -
O número de pessoas confirmadas com a Covid-19 teve redução em Pelotas, passando para 11 casos. O anúncio, feito no boletim diário divulgado nesta quinta-feira (16) pela prefeitura, mostrou que dois registros efetuados na última quarta-feira eram de pessoas residentes em outro município do Estado. A correção no informativo ocorreu após investigação efetuada pela Vigilância Epidemiológica, seguindo protocolo do Ministério da Saúde.
Os registros eram relativos a uma idosa, de 61 anos, e seu filho, de 23 anos, que estavam em Pelotas para visitar familiares. Ambos procuraram atendimento no município e foram testados por laboratório particular, credenciado ao Ministério da Saúde. A mulher segue internada em hospital particular e o jovem está em isolamento domiciliar. O município de residência dos pacientes, no entanto, não foi divulgado.
Ainda segundo o boletim, estão pendentes os resultados de nove exames enviados ao Laboratório Central do Estado (Lacen). As três pessoas suspeitas de estarem com a Covid-19, que deram entrada no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no início dessa semana, tiveram resultados negativos. Os homens, de 91 e 54 anos, já foram liberados, e a mulher segue no Hospital, tratando de outra síndrome respiratória. No HE, ainda estão internados outros dois pacientes residentes de outros municípios, um de 70 anos, que teve exame confirmado para a doença causada pelo Coronavírus, e outro ainda suspeito, de 58 anos. Também permanece internado, em hospital de Porto Alegre, um homem, de 71 anos e morador de Pelotas, que já foi confirmado com a doença.
Mais dois óbitos no RS
Durante a tarde desta quinta, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou a morte de dois homens, de 73 anos, em decorrência da Covid-19 no Rio Grande do Sul. Um deles era residente em Vacaria, apresentava histórico de doença cardiovascular, e estava internado no Hospital Nossa Senhora da Oliveira. O óbito ocorreu no último sábado. A segunda vítima morreu na quarta-feira, e era residente em Cidreira. O homem estava internado no Hospital Conceição, em Porto Alegre, e tinha doenças crônicas cardiovascular, renal e diabetes. No total, são 21 mortes causados em decorrência da Covid-19 em todo o Estado. Mais 32 novos casos da doença também foram confirmados, passando para 792 registros em 92 municípios.
Também nesta quinta, o governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou o recebimento de um lote com 37,7 mil testes rápidos antígenos, oriundos do Ministério da Saúde, que deverão ser destinados para hospitais gaúchos. Os testes, por meio da secreção respiratória, podem ser feitos em pacientes que estiverem em leitos clínicos ou de UTI, a partir do terceiro dia da presença de sintomas, e também poderá ser utilizado em profissionais de saúde que atuam nas instituições. Além disso, durante a tarde, foram recebidas doações de 9,6 mil máscaras de proteção facial em acrílico, no modelo face shield, a partir da iniciativa de empresas privadas, com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Tribunal de Justiça do RS e das Forças Armadas.
Os equipamentos serão entregues para profissionais que estão atuando no combate ao coronavírus. Ainda estão previstas a entrega de outras 50 mil, que estão sendo produzidas.
Mais de 30 mil casos no país
O número de casos confirmados da Covid-19 no Brasil subiu para 30.425, um aumento de 7,4% em relação ao dia anterior, quando eram 28.320. Foram 2.105 novas ocorrências em 24 horas. Nos últimos sete dias, foram 12.568 novos casos confirmados, um aumento de 70%. Em relação aos óbitos, foram 188 novas vítimas da Covid-19 em 24 horas, aumentando o número de mortos no país, que alcançou, nesta quinta-feira, 1.924 ocorrências, ante as 1.736 registradas no dia anterior. Todos os Estados brasileiros registram casos e mortes pela doença causada pelo novo Coronavírus, e o mais atingido é São Paulo, com 11.568 confirmações e 853 mortes, seguido pelo Rio de Janeiro, com 3.944 notificações e 300 óbitos. A taxa de letalidade da doença é de 6,3%. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), já são 1,9 milhões de casos confirmados da doença causada pelo vírus Sars-Cov-2 , que causou mais de 131 mil mortes em todo o mundo, com 25,8 mil nos Estados Unidos. O país também detêm o maior número de registros da doença, sedo mais de 604 mil ocorrências.
-150454Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário