Pandemia
Centro de Síndromes Gripais entra em funcionamento, em Pelotas
Nesta fase inicial, atendimento será apenas pediátrico, com capacidade para internar até 15 pacientes; dez em leitos de enfermaria e cinco em UTI
Carlos Queiroz -
Atualizada às 18h48min para acréscimo de informações.
A estrutura para o enfrentamento da Covid-19 ganhou mais uma unidade no início da tarde desta sexta-feira (24), em Pelotas. O Centro de Atendimento a Síndromes Gripais está, finalmente, de portas abertas. Apenas a ala pediátrica entrou em funcionamento neste primeiro momento, com capacidade para internação de até 15 pacientes: dez em enfermaria e cinco em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O trabalho 24 horas será realizado em prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Bento, no prolongamento da avenida.
Ao todo, cerca de 50 profissionais - incluídos os setores de limpeza e de recepção - irão se dividir em escalas. Na linha de frente, em contato direto com as crianças, três médicos, três enfermeiros e dez técnicos de Enfermagem estarão de prontidão, por turno. Para poder montar os plantões, a Secretaria de Saúde contou com o apoio de hospitais que já possuem contratualização com o governo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), assim como de instituições privadas e de voluntários.
"Só vamos botar equipe para atender os adultos, aqui, quando o HE (Hospital-Escola da UFPel) estiver com 50%, 60% de ocupação. Isso tudo para otimizar custos e profissionais", explicou a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), ao visitar o local e fazer saudação aos trabalhadores.
Cresce a retaguarda para o novo coronavírus
Tratativas com os hospitais e correria para aluguel, compra e liberação com o Ministério da Saúde para assegurar equipamentos básicos, como respiradores, permitiram ampliar a retaguarda hospitalar destinada especificamente ao novo coronavírus. Desde a tarde desta sexta-feira, Pelotas passou a contar com 58 leitos de enfermaria e 31 de UTI. Conforme a demanda, a estrutura será reforçada. Confira como as vagas estão distribuídas, com o desenho atual:
* 58 leitos clínicos, em enfermarias
- 38 adultos no HE-UFPel
- 10 pediátricos na UPA Bento
- 10 reservados a convênios, na Santa Casa de Misericórdia
* 31 leitos de UTI
- 20 adultos no HE-UFPel
- 5 pediátricos na UPA Bento
- 6 reservados a convênios, na Santa Casa de Misericórdia
Fique atento!
Crianças com quadro gripal devem procurar apenas a UPA Bento
O atendimento pediátrico para os casos de síndrome gripal ficará concentrado unicamente no Centro, inaugurado na UPA Bento. Todas as crianças que apresentarem quadro de febre e sintomas mais importantes como dificuldade respiratória não devem mais procurar a UPA Areal, na avenida Ferreira Viana, como era a orientação até agora.
Nos casos mais leves, de resfriado, as famílias devem manter o elo com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no seu bairro. E a orientação permanece a mesma: todas as pessoas que tiverem condições, devem continuar resguardadas em casa, para evitar situações de risco de contaminação da Covid-19.
Saiba mais
- Para adultos são 17 vagas: A capacidade para o acolhimento de adultos no Centro de Síndromes Gripais foi alterada. Inicialmente, a prefeitura chegou a divulgar que seriam 30 leitos; 26 clínicos e quatro de UTI. Com a necessidade de obras, quebra de paredes e distribuição de espaços, para permitir o fluxo de entrada e de saída dos profissionais - após banho e higienização completa -, com áreas distintas de acesso, a UPA Bento poderá internar até 17 adultos. Ainda não há data prevista para esta ala entrar em operação. Enquanto a estrutura à disposição no Hospital-Escola (HE) der conta da demanda, o espaço dirigido aos adultos permanecerá fechado.
- Triagem criteriosa, na entrada e na saída: As atenções dos trabalhadores estarão redobradas desde a chegada dos pacientes e a passagem pela triagem - para identificação de sintomas - até o momento de receberem alta. Todos os pertences das famílias serão higienizados, para evitar que as pessoas possam proliferar o vírus, ao deixar o local. Itens como alimentos, por exemplo, deverão ser descartados - explica a enfermeira responsável pelo Centro, Jaqueline Tomaschewski, preocupada em atender a todos os protocolos de segurança.
- Esforço coletivo: A montagem do Centro de Atendimento a Síndromes Gripais é resultado de esforço coletivo. A prefeitura ganhou apoio de hospitais filantrópicos, público e privados. Além da liberação de profissionais para organização das equipes, as instituições também contribuíram com cedência de mobiliário e de equipamentos.
Integrantes da comunidade e empresários também se engajaram, seja na compra de materiais ou na confecção de itens, como lençóis. Parlamentares também têm contribuído, com a destinação de emendas. As melhorias no prédio ainda contaram com o reforço da mão de obra prisional. "Precisamos desta grande parceria para fazer frente à pandemia e poder oferecer um sistema de saúde que seja compatível com a demanda" lembrou a prefeita, ao se referir à possibilidade de o pico da doença ocorrer ao longo do mês de junho, em Pelotas.
No futuro, UPA Bento pode virar hospital?
A hipótese já passou a ser avaliada pelo Executivo. Reuniões de planejamento, análise de custos e capacidade de atendimento devem ser realizadas daqui para frente. Com calma - afirma Paula Mascarenhas. Os valores necessários para manutenção da estrutura devem ser essenciais à tomada de decisão.
Neste momento, o governo ainda não consegue estimar quanto irá precisar investir na estrutura voltada ao combate do novo coronavírus, porque dependerá do fluxo de pacientes e parte dos custos será absorvida pelas próprias parcerias. Difícil, portanto, fazer projeções ao futuro.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário