Pandemia
Centro de Síndromes Gripais tem duas crianças internadas
Os dois realizaram coleta para descartar a Covid-19; em uma semana, Centro recebeu 54 pacientes
Carlos Queiroz -
O Centro de Síndromes Gripais completa uma semana de atendimento à comunidade e já recebeu 54 pacientes. No início da tarde de quinta-feira (30), duas crianças permaneciam internadas: um bebê de três meses de idade, do município de Canguçu, e uma menina de um ano e três meses, de Pelotas. Ambos enquadram-se em casos suspeitos para Covid-19 e realizaram coleta de material. As amostras foram encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre.
É importante a população conhecer os protocolos adotados no Centro de Síndromes Gripais, para barrar a disseminação do novo coronavírus. Os acompanhantes devem ser os mesmos, para evitar circulação de público no local. Na hipótese de os pacientes precisarem ficar internados, o familiar recebe alimentação e tem acesso a banheiro com estrutura para banho - explica a enfermeira responsável, Jaqueline Tomaschewski.
"Precisamos seguir todas as orientações preconizadas neste momento, para prevenir todas as formas de contaminação".
Não esqueça: acolhimento é apenas pediátrico por enquanto
As portas estão abertas desde a última sexta-feira, mas apenas a ala pediátrica entrou em funcionamento. A capacidade de internação é de até 15 crianças; dez em leitos de enfermaria e cinco em vagas de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
O atendimento aos adultos só será iniciado se a demanda exigir, isto é, se os 58 leitos - clínicos e de UTI - do Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), destinados especificamente ao enfrentamento da Covid, estiverem por completar a ocupação.
Fique atento!
O Centro de Síndromes Gripais é dirigido unicamente a quadros que envolvem sintomas como febre, tosse e dificuldade respiratória. Nesta primeira semana, nove pacientes precisaram ser encaminhados a outros serviços da rede - como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal e Pronto-Socorro de Pelotas (PSP) - porque as queixas não tinham qualquer relação com complicações respiratórias.
Anote aí!
Endereço: O prédio fica na UPA Bento, no prolongamento da avenida.
Telefone: (53) 3309-1800
-150811
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário