Agronegócio
Cerrito recebe 25ª edição do encontro de trabalhadoras rurais
O evento será realizado no próximo dia 6 e visa homenagear as mulheres que atuam no campo e também discutir suas necessidades
Uma data de homenagem e reflexão. Na próxima sexta-feira, dia 6 de março, a cidade de Cerrito recebe o 25º Encontro de Mulheres Trabalhadoras Rurais. O evento, que tem início às 9h, acontece no camping municipal de forma gratuita. A expectativa é de receber aproximadamente duas mil pessoas. Organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arroio Grande e Jaguarão, o encontro discutirá temas como a saúde da mulher que atua no campo, a manutenção da previdência rural e também a valorização das trabalhadoras rurais.
A atividade é considerada a data mais importante entre os sindicatos rurais da Zona Sul. A realização das atividades no dia 6 já havia sido idealizada com o objetivo de servir como homenagem para o dia internacional da mulher, celebrado em 8 de março. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arroio Grande e Jaguarão, João Rosa, a edição busca demonstrar a importância da mulher no sistema produtivo rural da Zona Sul. “A mulher trabalhadora rural contribui fortemente para o sistema de trabalho. Ela exerce várias funções na agricultura familiar. Na comercialização, na gestão. A mulher pra nós tem muito valor e nós buscamos reconhecer esse trabalho, essa importância delas”, explica João.
Outro debate presente será o dos espaços que devem ser ocupados pelas mulheres do campo. O evento serve como um ato de mobilização das trabalhadoras rurais. O contingente elevado de mulheres que atuam na área não reflete nos membros das diretorias dos sindicatos da Zona Sul. “Mesmo com um número tão expressivo de mulheres no campo, não temos uma mulher diretora de sindicato da Zona Sul. Tem diretorias que não têm mulheres no corpo diretivo. Vamos expor a importância delas no sistema produtivo, mas mostrar essa falha, a falta que a presença delas faz nos sindicatos” afirmou o presidente.
A abertura oficial das atividades está marcada para as 9h. No turno da manhã, acontecerão as discussões destas realidades e também das necessidades das trabalhadoras rurais. Na parte da tarde, acontecem apresentações artísticas, feiras de artesanato, comercialização de produtos da agricultura familiar, entre outras atividades. Não há necessidade de inscrição prévia para participar do Encontro, basta comparecer no camping no dia do evento.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário