Solidariedade

Chegou a hora de fazer o bem

Hemopel busca doadores de sangue para repor estoques; agendamentos para transporte podem ser feitos por e-mail e telefone

Carlos Queiroz -

Por Júlia Müller - [email protected]
(Estagiária sob supervisão de Débora Borba)

O Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) está em busca de doadores para aumentar as bolsas de sangue disponíveis no estoque. Com a pandemia de Covid-19, a preocupação para que as prateleiras não fiquem vazias é ainda maior. A van da instituição, com capacidade para até seis passageiros, pode ser agendada para o transporte de moradores da Zona Rural e demais pelotenses com dificuldade de locomoção. De acordo com o Ministério da Saúde, pessoas que apresentaram sintomas respiratórios e febre ou que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus devem esperar 30 dias para fazer as doações.

No mês de abril, a previsão é que o clima fique mais frio durante o dia, aos poucos as temperaturas mais baixas ficarão na casa dos 10ºC à noite, conforme previsões do Climatempo. O inverno é a estação do ano em que as prateleiras de determinados tipos sanguíneos no Hemocentro, como o A- e O-, costumam esvaziar. “É um período em que problemas respiratórios normalmente surgem e nesse momento acredito que isso vai prejudicar ainda mais”, afirma a coordenadora do Hemopel, Gisele Pinto. A fim de evitar o translado de moradores de outras cidades, o Hemopel não tem recebido os doadores de fora de Pelotas.

Para que pessoas com dificuldade de locomoção não deixem de doar, o serviço oferece uma van de transporte. Com capacidade para 12 passageiros, grupos de até seis pessoas podem ser levadas até o local - em conformidade com as determinações do decreto municipal de situação de emergência, que limita a 50% da capacidade dos veículos, tendo em vista a diminuição das aglomerações. Para agendar, basta ligar para o (53) 3222-3002 ou entrar em contato no e-mail [email protected]. A escala de viagens é feita conforme os horários de agendamento, exceto nas quintas-feiras. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h, sem fechar ao meio-dia, localizado no prolongamento da avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense.

No Hemopel, a doação é segura e não oferece riscos àqueles que passam pelo local. Gisele explica que há uma organização de segurança quanto à entrada dos doadores - o limite é de dez pessoas por vez. É essencial que os doadores sigam à risca as recomendações do Ministério da Saúde quanto a possíveis contatos com pessoas com suspeitas ou confirmações da Covid-19. A orientação é que todos os hemocentros do país busquem aumentar o número de bolsas no estoque, uma vez que a previsão para as próximas semanas é de aumento nos casos. Com isso, o número de inaptos tende a aumentar ainda mais. “Precisamos nos precaver para seguir atendendo os hospitais da região e garantir essa demanda enquanto os doadores estão em boas condições de saúde”, ressaltou a coordenadora.

Durante o período da pandemia, vale lembrar que pessoas com anemias crônicas, acidentes que causam hemorragias, complicações decorrentes da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves, continuam necessitando de bolsas de sangue. O consumo de sangue é diário e contínuo, frisa o Ministério da Saúde. O Hemopel atende municípios das 3ª e 7ª Coordenadorias Regionais de Saúde, são municípios da Zona Sul e da região da Campanha. Além disso, garante o fornecimento de sangue para as instituições públicas de saúde destas regiões, incluindo o Pronto-Socorro de Pelotas (PSP) e 13 hospitais. Para manter os estoques em dia, o Exército e os Fuzileiros Navais têm dado apoio à instituição.

Não deixe que o coronavírus quebre essa corrente
Para doar sangue, a pessoa deve estar enquadrada dentro de algumas características específicas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Os interessados precisam ter entre 16 e 69 anos, mais do que 50 quilos. Para os menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos.

Em relação à Covid-19, são considerados doadores inaptos para a doação de sangue por um período de 30 dias aqueles que apresentarem sintomas respiratórios e febre ou se tiverem tido contato, há menos de 30 dias, com casos suspeitos ou confirmados da doença.

É preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum.

No dia, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

Pessoas com hepatite B, hepatite C, Doença de Chagas, sífilis, Aids (HIV) e HTLV não podem realizar as doações.

Intervalo entre doações
Homens - Dois meses e no máximo quatro doações no período de um ano
Mulheres - Três meses e no máximo três doações no período de um ano

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estados Unidos têm mais de 1,2 mil mortes em 24 horas Anterior

Estados Unidos têm mais de 1,2 mil mortes em 24 horas

IPVA 2020 com finais 3 e 4 vencem essa semana Próximo

IPVA 2020 com finais 3 e 4 vencem essa semana

Deixe seu comentário