Alívio
Chuva é aguardada para Metade Sul do Estado
Segundo a MetSul a primeira semana de janeiro será de riscos e temporais
Divulgação -
A primeira semana do ano terá chuva volumosa em parte do Sudeste do Brasil e o retorno das precipitações para muitas áreas do Sul do país que enfrentam uma onda de calor e seca que faz crescer a cada dia os prejuízos na agricultura, segundo informa o site da MetSul. Já o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet) da UFPel, aponta um domingo de céu nublado em Pelotas e Zona Sul com temperatura máxima de 33ºC. Na praia do Cassino, o dia também está cinzento e a bandeira, que indica as condições do mar passou da cor amarela, incialmente para a verde, segundo informou o comando da Operação Verão na Zona Sul.
Os especialistas apontam um para um período de risco alto de temporais por conta da maior disponibilidade de umidade na atmosfera interagindo com a massa de ar quente. A chuva, que atinge o Uruguai e o Centro da Argentina, avança para o Estado gaúcho entre este domingo (2) e a segunda-feira (3). As pancadas de chuva seguem na terça e na quarta-feira, retornando o tempo seco para a maioria das regiões na quinta.
Pelo país
Apesar de já ocorrerem pancadas isoladas associadas ao calor antes, em Santa Catarina e no Paraná a instabilidade deve ser maior entre os dias 4 e 7 de janeiro nesta primeira semana do ano. A quarta deve ser o dia de chuva mais abrangente e volumosa no estado catarinense e a quarta e a quinta no território paranaense.
Dados indicam que entre os dias 6 e 7 uma frente fria avançaria pela costa da Região Sudeste. O efeito seria reforçar a instabilidade na região com aumento do risco de chuva forte a intensa e de temporais capazes de provocar inundações repentinas e deslizamentos de terra em pontos da região. Pode chover forte, por exemplo, em São Paulo, Rio e parte de Minas Gerais. No Centro-Oeste, o Mato Grosso e Goiás seguem com maior cobertura de nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Chuva que isoladamente é forte a torrencial. No Mato Grosso do Sul, os primeiros dias do ano alternam sol e nuvens, períodos de maior nebulosidade e pancadas isoladas de chuva. Entre os dias 4 e 5 a instabilidade aumenta bastante no estado com chuva forte em diferentes pontos e risco de temporais.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário