Meteorologia
Chuvas não dão trégua ao RS nos próximos dias
Grande volume deve ser registrado em praticamente todas as regiões na primeira semana de outubro
A Sala de Situação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) emitiu boletim meteorológico destacando que a previsão para este sábado (29) é de chuva em todas as regiões do Rio Grande do Sul. Desde a noite, a chegada de uma nova frente fria alimenta as instabilidades e os temporais começam a se formar entre o Oeste, a Campanha e o Sul do Estado. Há risco de chuvas fortes, rajadas de vento e granizo.
Neste domingo (30), o sistema segue se deslocando e a previsão é de chuvas e temporais, ainda com chuvas potencialmente fortes entre o Sul e o Oeste gaúcho. Na segunda-feira (01), o tempo permanece instável com chuvas em todas as regiões e ainda com potencial para temporais. Os prognósticos indicam que o mês de outubro será chuvoso no Estado.
A semana vai terminando com o tempo instável. Conforme o Boletim Hidrometeorológico Semanal, a expectativa para a próxima semana é de chuva em todo o Rio Grande do Sul. Novamente as instabilidades estarão presentes e serão reforçadas pela umidade e a formação de sistemas de baixa pressão. Os volumes estimados devem ser grandes, entre 60 e 160 milímetros acumulados, além do elevado risco de novos temporais, associados a rajadas de vento, descargas elétricas e granizo.
A primavera é naturalmente chuvosa, mas tudo indica que, para este ano, a estação terá mais chuva do que o normal. O motivo é o aquecimento do oceano Pacífico, que embora ainda não configure o El Niño, já é suficiente para afetar o transporte de umidade mantendo as chuvas mais frequentes e volumosas no Sul da América do Sul.
Previsão hidrológica
Ainda em função dos volumes ocorridos no início desta semana, os rios encontram-se com cotas acima do normal em praticamente todas as bacias do Estado, principalmente do Sul e do Centro. Para a próxima semana estão previstos volumes significativos, podendo atingir 120 milímetros principalmente no Sul e no Centro do Estado. Estão em condição de alerta as seguintes bacias hidrográficas: Ibicuí, Quaraí, Santa Maria, Negro, Mirim-São Gonçalo, Camaquã, Vacacaí-Vacacaí Mirim e Baixo Jacuí. Para as demais bacias gaúchas, a condição inicialmente será de atenção, porém mais bacias podem atingir a condição de alerta ao longo da próxima semana.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário