Saúde
Cohab Lindoia terá atendimento de urgência e emergência
Atendimentos no novo modelo iniciam nesta segunda-feira junto à UBS
Jô Folha -
Os moradores da Cohab Lindoia terão uma novidade a partir de segunda-feira (19). A Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade irá atender também a casos de urgência e emergência, formando a primeira unidade de atendimento misto de Pelotas. Nas últimas semanas, duas reuniões com a comunidade discutiram a possibilidade de transformar a UBS em uma Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai), mas a hipótese foi deixada de lado em um primeiro momento.
A principal mudança será a forma como os pacientes têm acesso ao atendimento. Antes, cada médico atendia a quatro pessoas durante seu expediente. O usuário deveria ir ao posto, retirar uma das fichas disponíveis e aguardar a consulta. Com a mudança, não há limite de demanda para cada profissional e todos que comparecerem à unidade devem ser atendidos. "Estimamos que sejam feitas quatro consultas por hora para manter a qualidade", pontua a gerente distrital da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Cleidiane Premerli.
Ao chegar na unidade, o paciente será acolhido pela equipe de enfermagem que avaliará o gravidade do caso. A prioridade será dada de acordo com esta triagem. O horário de atendimento seguirá o mesmo, das 7h30min às 22h. A diferença é que agora terão médicos plantonistas durante todo o expediente. Serão três clínicos gerais, um a cada turno, e dois pediatras. As crianças ficarão sem profissional específico somente das 16h às 18h, no intervalo entre os turnos.
Os serviços prestados pela UBS (como consultas, acompanhamento pré-natal, curativos, vacinas e distribuição de contraceptivos) serão mantidos. Atendimentos odontológicos também seguirão sendo feitos. A Farmácia Distrital localizada ao lado da unidade continuará funcionando.
Taíne Lopes aprovou a novidade. Ela mora na localidade do Py Crespo, mas utiliza os serviços da UBS. "Acho importante a mudança. Sempre fui bem atendida aqui e acho que vai melhorar ainda mais", comenta. Já o servente Renato Ribeiro faz uma ressalva: "Se tiver médico, tudo bem. Não adianta ter a estrutura e não ter médico ou remédios", fala.
Relembre
O anúncio da transformação da UBS Cohab Lindoia em uma Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai), ideia inicial da prefeitura, gerou desconforto em moradores da região. Eles foram ouvidos em duas reuniões com a SMS e a Comissão de Saúde da Câmara dos Vereadores. Foi nestes encontros que, juntos, decidiram por manter os serviços prestados pela UBS, mas com o acolhimento de uma Ubai, respeitando a preferência em casos de urgência e emergência.
-130430Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário