Faça sua parte, doe também!
Com horário reduzido, caem estoques no Hemopel
Sangue dos tipos O- e O+ são os mais urgentes; nesta quinta expediente também será diferenciado: das 8h às 10h e das 13h às 15h
Carlos Queiroz -
O horário de funcionamento do Hemocentro Regional de Pelotas estará mais uma vez alterado, nesta quinta-feira (17). As portas estarão abertas à comunidade das 8h às 10h e das 13h às 15h, para que os municipários tenham respeitado o direito de participar da assembleia geral da categoria, marcada para as 10h. A greve dos servidores, inclusive, não tem alterado apenas o expediente do Hemopel. Com horário reduzido e menos público, os estoques têm despencado. A média de 60 bolsas coletadas por dia - que já costuma ficar abaixo do necessário - tem caído a menos da metade. Em alguns momentos, limita-se a cerca de 20 bolsas.
Na manhã desta quarta-feira, ao realizar a distribuição de material, o Hemopel ficou sem sangue dos tipos O- e O+ para uso imediato. "O nosso serviço é essencial. Por isso, seguimos atendendo, mas em uma escala diferente para não parar", destaca a diretora Gisele Pinto. E faz o apelo para a população adaptar-se às restrições no expediente para evitar o desabastecimento. Afinal, da hora da doação até os 450 mililitros (ml) de sangue poderem ajudar a salvar até quatro vidas, há todo um processo a ser feito. De exames para confirmar a possibilidade de o material ser utilizado até as etapas de fracionamento, processamento e distribuição. Uma rotina que inclui plantões 24 horas, para atender a casos de urgência e emergência.
Com um detalhe: a produção do Hemopel abastece a 13 hospitais da área de abrangência dos 28 municípios da 3ª e da 7ª Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). E para suprir essa demanda, com tranquilidade, a captação diária precisaria ser de aproximadamente 80 bolsas - ressalta a assistente social.
Belo exemplo começou cedo
Braço esticado. Sorriso no rosto. Tranquilidade. A acadêmica de Direito, Gabriela Reguly, 20, admite: não esteve no Hemocentro na tarde de ontem só em função do chamamento para repor os estoques. "Já estava na hora de doar de novo. Doo sempre", diz e procura animar outros cidadãos a fazerem o mesmo.
Quem experimentou o ato solidário pela primeira vez foi a jovem Ainá da Silva, 19. "É uma boa causa", resume a estudante de Letras, que estreou nas doações incentivada pelo namorado, que também começa a desenvolver uma relação de fidelidade ao Hemopel.
Saiba mais
- O horário especial desta quinta-feira: das 8h às 10h e das 13h às 15h.
- O que é necessário para doar:
* Estar em boas condições de saúde
* Levar documento oficial de identidade com foto
* Ter entre 16 e 69 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos precisam ter autorização dos pais ou responsáveis legais
* Pesar, no mínimo, 50 quilos
* Não estar em jejum
* Ter dormido, pelo menos, seis horas antes da doação
* Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação
* Quem tomou a vacina da gripe deve esperar 48 horas para realizar a doação
- E quantas vezes ao ano?
* Homens podem doar quatro vezes por ano e devem fazer intervalo mínimo de 60 dias entre uma doação e outra
* Mulheres podem doar três vezes ao ano, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações
- Fique atento: Quem fez tatuagem, colocação ou retirada de piercing ou maquiagem definitiva precisa aguardar pelo menos 12 meses para doar sangue. A recomendação do Ministério da Saúde reforça a segurança do processo, tanto para o doador quanto para o receptor.
- Vá até lá!
* Endereço: avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense
* Telefone: (53) 3222-3002
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário