Atenção

Com sedimentos na Lagoa dos Patos, Prefeitura alerta para risco à saúde

Mancha alaranjada proveniente das cheias na Região Metropolitana já é visível na costa de Pelotas

Foto: Nasa - Divulgação - Visão de satélite da Nasa mostra caminho dos sedimentos

Diante da previsão de chuvas intensas até quarta-feira, a orientação da Defesa Civil é de muita atenção e cuidado para as áreas de risco de inundações, principalmente as que estão, também, próximas ao Arroio Pelotas e ao Canal Santa Bárbara. A situação foi reiterada pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) durante a reunião da Sala de Situação nesta segunda-feira (27). Junto a essa recomendação, autoridades reforçaram o alerta sobre o alto risco de contaminação oferecido pelas águas alaranjadas com a mancha de sedimentos, oriunda das cheias na Região Metropolitana, que se desloca pela Lagoa dos Patos e já é visível na costa dos balneários do Laranjal.

Durante a reunião de avaliação, a chefe do executivo municipal reiterou o perigo trazido por essas águas e pediu para que a população evite ter qualquer contato. “Essa mancha marrom alaranjada já é visível do Barro Duro e da Z-3. Ela está indo pelo canal de navegação em direção a Rio Grande, mas com os ventos ela pode se aproximar da nossa costa. Eu apelo para a conscientização de todos: não se deixem levar pela curiosidade. Essa mancha é altamente contaminada com materiais de todos os tipos, dejetos, detritos, restos de animais mortos. Temos que evitar ao máximo o contato. Caso alguém toque nesta água deve procurar orientação numa UBS para se proteger”, salientou a gestora.

Conforme o comandante dos bombeiros, coronel Isandré Antunes, a orientação é oportuna devido aos problemas que a água pode causar. “Estamos tendo vários profissionais dos bombeiros atuando, muito tempo expostos a esta água que passou por indústrias, em contato com material em decomposição, sujeita a zoonoses, e provocou em alguns profissionais dermatoses, alguns com comprometimento de toda área de contato, precisando, inclusive, de internação. Este é um indicativo que aponta a periculosidade desta água e quando falamos em remover as pessoas ainda no seco é para evitar, além de todos os riscos de acidentes, essa situação de contaminação também”, detalhou o militar.

Quimioprofilaxia

Quanto à profilaxia de leptospirose, há uma recomendação do público específico que tem indicação de usar: são profissionais da defesa que atuam nos resgates, expostos a água ou lama, que os EPIs não tenham sido suficientes para proteção em longo período de exposição; e voluntários que atuaram nos resgates em área de risco, água ou lama, por longo período, que não utilizaram EPI ou que não foram suficientes.

Como não se tem indicação de quimioprofilaxia (uso de antibiótico) de forma indiscriminada, qualquer outro caso de contato com essas águas deve ser avaliado pela equipe de saúde. Nestes casos, a população pode procurar qualquer UBS, cuja equipe irá fazer uma anamnese para avaliar cada caso.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa ainda que segunda e quarta-feira equipes da Vigilância em Saúde e da Atenção Primária estarão na Colônia de Pescadores Z-3, fazendo uma busca ativa de pessoas em área vulneráveis, alagadas e que estão expostas à água da enchente para avaliação clínica, considerando que a quimioprofilaxia para leptospirose não pode ser usada de forma indiscriminada, e que não é vacina. Conforme a nota técnica, é designada para grupos específicos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais ruas são atingidas na praia do Laranjal com o avanço da Lagoa dos Patos Anterior

Mais ruas são atingidas na praia do Laranjal com o avanço da Lagoa dos Patos

Parte dos moradores da Cascata estão isolados devido às péssimas condições das estradas Próximo

Parte dos moradores da Cascata estão isolados devido às péssimas condições das estradas

Deixe seu comentário