Produção estadual

Começa a 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz

Evento, que será realizado de forma híbrida, irá apresentar as novidades em tecnologia para o setor

A partir desta quarta-feira até a próxima sexta, visitantes de mais de 200 regiões arrozeiras do Estado são esperados para a 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos de Terras Baixas. O evento que apresenta as novidades em tecnologia para o setor, será realizado na Estação Experimental de Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, no Capão do Leão. Na programação, realizada de forma híbrida, também estão previstos painéis, palestras e seminários.

Nesta edição, o tema central é a Produção de Alimentos no Pós-pandemia - Novos Patamares, novos desafios. Segundo a Embrapa, aproximadamente 40 expositores estarão mostrando seus trabalhos nas vitrines tecnológicas. A solenidade de abertura da colheita no Rio Grande do Sul será realizada na sexta-feira, às 14h e contará com a presença de autoridades e lideranças do ramo no Estado e no país.

Durante os três dias de evento, haverá visitações com roteiro guiado das 7h30min às 13h. Já as vitrines tecnológicas podem ser visitadas de forma livre, das 8h às 16h.

O evento tem entrada gratuita e contará com a exigência de inscrição prévia que pode ser feita na hora ou no site. Respeitando os protocolos de combate à pandemia, são permitidos no máximo sete mil visitantes de forma presencial. Já no formato online, a expectativa da organização é de que três mil pessoas participem das atividades. No local, haverá medição de temperatura e disponibilização de álcool em gel. São obrigatórios o uso de máscara e a apresentação do cartão vacinal.

As atividades são realizadas pela Federarroz, juntamente com a Embrapa, e conta com o apoio do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Programação do evento

Para fomentar as discussões em torno do setor, estão sendo organizados seminários, palestras e painéis. Entre as atividades de hoje está prevista a retomada da Câmara Setorial do Arroz, a partir das 10h, no auditório Frederico Costa.

No estande da Embrapa, entre os assuntos discutidos durante o dia, está o impacto das mudanças climáticas na produção de arroz irrigado no mundo. O tema será apresentado pelo pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão de Goiás Alexandre Heinemann. "Há um tempo atrás quando falávamos sobre esse assunto, só pensava-se em futuro, mas já estamos sofrendo com esses efeitos. Precisamos ser mais proativos, desenvolver materiais que possam ser mais tolerantes à deficiência hídrica e que consumam menos insumos", comenta.

Ainda na programação, antecedendo a abertura da colheita no dia 18, às 11h, a Embrapa fará o lançamento de uma nova cultivar de arroz irrigado, com ciclo curto, mais resistente à ação do vento e que demanda menos água.

Uma safra prejudicada

De acordo com o Irga, a expectativa inicial era de uma safra semelhante ao ano passado, porém com o decorrer do desenvolvimento da lavoura houve uma diminuição de chuvas em algumas regiões do Estado. "Aliado a isso, a safra está sofrendo com temperaturas acima da média histórica no período reprodutivo, o que também influencia no volume de arroz produzido", comenta a diretora técnica do Instituto, Flávia Tomita. A engenheira agrônoma ainda diz que as perdas vêm se agravando a cada semana.

O presidente da Federarroz, Alexandre Velho, diz que haverá uma diminuição da produtividade e consequentemente uma produção menor no Estado. Atualmente, a projeção é de uma produção de sete milhões de toneladas no RS, bem abaixo da expectativa inicial que era de oito milhões de toneladas. "Teremos uma quebra de 10% na safra gaúcha e ela pode chegar a 15%, pois tem produtores abandonando área", lamenta. "É claro que isso não é em todas as regiões arrozeiras. É mais na fronteira Oeste e na região Central, onde os problemas são maiores, e representam de 25% a 30% da produção no Estado. Então, isso vai nos impactar bastante", comenta. Ele ainda conta que o clima é o principal fator para essa diminuição.

Sobre o evento 

O que: 32ª Abertura da Colheita do Arroz
Quando: De 16 a 18 de fevereiro
Onde: Estação Experimental de Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado - Capão do Leão
Acesso: Entrada franca
Programação completa, inscrições e palestras podem ser acessadas em: colheitadoarroz.com.br

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Motoristas poderão transferir carros pela Carteira Digital de Trânsito Anterior

Motoristas poderão transferir carros pela Carteira Digital de Trânsito

Chuvas em Petrópolis deixam pelo menos 38 mortos Próximo

Chuvas em Petrópolis deixam pelo menos 38 mortos

Deixe seu comentário