Olhar ao próximo

Começa a Campanha da Fraternidade

Lançada nesta quarta, ela traz a temática Fraternidade e Políticas públicas e prevê ações para o período da Quaresma

Jô Folha -

Começou nesta Quarta-feira de Cinzas (6) o período da Quaresma. Com ele, a Igreja Católica no Brasil lança também a Campanha da Fraternidade. Promovida pela Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), o tema para 2019 é Fraternidade e Políticas Públicas, tendo como inspiração o versículo bíblico "Serás libertado pelo direito e pela justiça", retirado de Isaías, 1,27.

A campanha ocorre desde 1964, lembra o padre Luiz Boari, da Catedral São Francisco de Paula. Ele explica que os temas são escolhidos à luz de uma necessidade social e humana, e as políticas públicas englobam-se nisso. Na Catedral, houve celebração de lançamento, assim como em outras igrejas. Em Pelotas, ações específicas ainda serão definidas, mas o certo é que, ao longo do ano, outras atividades irão versar sobre a temática.

O tempo de Quaresma, sempre marcado por ser de penitencias e renúncias, é destacado pelo padre também como época para aproximar-se desse tema. Definido por ele como o "tripé" cristão, ações de jejum, caridade e oração podem ser também voltadas à temática da política pública. "O cristão vai buscando sua conversão e amadurecimento", explica.

Escolha do tema
O padre Luiz comenta que, embora pareça que a Igreja está entrando em um terreno que não é o seu, ela é um ator da sociedade. "Na verdade, o sonho de Deus e da Igreja é um mundo justo e fraterno". Por lidar com pessoas, ele diz ser necessário atuar também para levar a Constituição em frente, buscando a justiça em políticas públicas. "É sem partidarismo. A Igreja não tem esse interesse", garante, explicando que a política visa o todo e a ação servirá de estímulo.

Papa envia mensagem de apoio
Em seu site, a CNBB publicou a mensagem enviada por Papa Francisco, e lida por dom Leonardo Steiner, secretário-geral da entidade. Ele citou a campanha como um "caminho pessoal e comunitário em direção à Páscoa de Cristo". Francisco também destacou a importância do cristão em buscar participação ativa na sociedade como forma de amar ao próximo, permitindo uma construção cultural baseada no direito e na justiça.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fiscalização apreende 15,5 mil quilos de pescado no Sul do RS Anterior

Fiscalização apreende 15,5 mil quilos de pescado no Sul do RS

Há chance de temporais em diferentes regiões no RS nos próximos dias Próximo

Há chance de temporais em diferentes regiões no RS nos próximos dias

Deixe seu comentário