Agricultura
Começa a colheita do arroz no RS
Uma lavoura de 120 hectares, entre os municípios de Taquari e Triunfo, deu a largada da safra 2019/2020 no Estado
O Rio Grande do Sul já começa a colheita de arroz referente à safra 2019/2020. A propriedade da família Bizarro iniciou os trabalhos na lavoura de 120 hectares localizada entre os municípios de Taquari e Triunfo, que fica na localidade de Costa do Santa Cruz, região da Planície Costeira Interna. A propriedade é atendida pelo 28º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) do Instituto Rio Grandense do Arroz, de General Câmara.
O técnico orizícola do Irga Abílio Nogueira Dória, do 28º Nate, informa que a cultivar utilizada foi a Puitá Inta CL, semeada em 10 de setembro pelo sistema de cultivo pré-germinado. “A semeadura é realizada cedo, em razão do aproveitamento das águas das chuvas. Assim, há mais eficiência no uso da água, irrigando até o final do ciclo da cultura. Por isso o uso de uma cultivar de ciclo precoce, pois semeaduras nesta época favorecem o controle de plantas daninhas”, explica Dória.
Os produtores que já estão colhendo arroz no município são Irineu Martins Bizarro, Alex Sandro da Silva Bizarro, Cristiano da Silva Bizarro e André Bizarro. Além dos profissionais do Irga, a família Bizarro é acompanhada pelo engenheiro agrônomo Romeu Casanova, profissional parceiro do Instituto em Taquari.
Essa é a primeira lavoura da região do 28º Nate e uma das primeiras do Estado a começar a colher arroz na safra 2019/2020.
Neste ano foram 940 mil hectares de área plantada no Estado e a expectativa é de que a produtividade chegue a 7,5 mil quilos por hectare. Os números foram divulgados durante a apresentação da 30ª edição da Abertura da Colheita do Arroz no RS.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário