Clima

Começo do inverno será com temperaturas amenas e chuva

O tempo seguirá estável até quinta-feira, quando uma frente fria que deve ficar sobre o Estado até o fim de semana provoca chuvas de intensidade moderada

O começo do inverno, no próximo sábado (20), será com temperaturas amenas e bastante chuva. O boletim semanal elaborado pela Faculdade de Meteorologia e pelo Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), aponta que a estação será com precipitações dentro da média para o Rio Grande do Sul, ou seja, com valores entre 120 e 150 milímetros mensais, dependendo da estação meteorológica. As temperaturas mínimas tendem a ficar ligeiramente abaixo da média devido ao número de dias secos e frios. Já as máximas, devem ficar dentro da média.

Até lá, o frio intenso dará lugar a temperaturas amenas devido à mudança na direção do vento para Nordeste e Norte. A partir desta terça-feira em diante, as temperaturas mínimas ficarão entre 11ºC e 14°C em todo o Estado e a máximas em torno de 20ºC a 22°C na Zona Sul. O tempo seguirá estável até quinta, quando uma frente fria provoca chuvas de intensidade moderada - acumulados entre 30 e 50milímetros. Essa frente fria deve ficar sobre o Estado até o fim de semana, com chuvas esparsas de fraca intensidade.

Previsão climática para o trimestre

As chuvas de junho na Zona Sul estão acima da média. O volume acumulado da última sexta-feira foi superior à média de junho em diversas cidades da Metade Sul. Na estação meteorológica do INMET, na região de Pelotas, no Capão do Leão o volume acumulado foi de 149 milímetros acima da média, que é de 119. Outros registros de junho foram: 119 milímetros em Rio Grande, 126 milímetros em Bagé, 93 milímetros em Porto Alegre, 148 milímetros em Dom Pedrito e 155 milímetros em Santana do Livramento.

O sábado

Às 18h44min deste sábado começa o inverno no Hemisfério Sul. A estação vai até o dia 22 de setembro. Este dia será o menor do ano, conhecido como solstício de inverno. O sol aparece por completo às 7h29min e se põe às 17h33min, ou seja, apenas 10 horas e 4 minutos depois. Isso varia conforme a latitude. Por exemplo, em Porto Alegre o sol nasce às 7h20min e se põe às 17h34min. Depois os dias começam gradativamente a ficarem maiores até o solstício de verão, no dia 21 de dezembro, que é o dia mais longo do ano.

O boletim é elaborado de forma colaborativa entre equipe do CPPMet, PET Meteorologia, professores, alunos de graduação e pós graduação em Meteorologia da UFPel inseridos no projeto de ensino Bjerknes e o pós-doutorando do PPGMET, Doutor Douglas Lindemann. O boletim é atualizado sempre no início da semana e disponível no @cpmet.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Violência doméstica é tema de live Anterior

Violência doméstica é tema de live

Obras se intensificam em trecho da Mário Peiruque Próximo

Obras se intensificam em trecho da Mário Peiruque

Deixe seu comentário