Clima
Como esperado, o frio
A menor temperatura registrada na madrugada desta quinta em Pelotas foi de 6,2ºC
Paulo Rossi -
A massa de ar polar que chegou no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (7) cumpriu com a expectativa e trouxe o frio extremo ao Estado. Em Pelotas, o Inmet registrou temperatura mínima de 6,2°C na madrugada de quinta, com geada na área rural. No Estado, a menor temperatura foi em Vacaria, na Serra, com 0,5°C. Em Santa Catarina, a MetSul flagrou -3,8°C em Urupema, também na região serrana. A tendência é que o clima gelado permaneça até sábado. O frio mais intenso deve chegar nesta sexta: a previsão indica mínima de 3°C. No domingo, uma massa de ar quente invade o Estado, aumenta a temperatura e traz a chuva.
Mas para os próximos dois dias os casacos e os blusões são os melhores aliados. A massa de ar polar permanece no Estado e o frio deve se acentuar. Nesta sexta em Pelotas, a temperatura mínima prevista pelo Inmet é de 3°C, enquanto a máxima não deve passar dos 16°C. No sábado, dia em que a previsão anterior indicava a menor temperatura na semana, a mínima deve subir um pouco e atingir os 6°C e a máxima fica na volta de 19°C.
No domingo é a vez de pegar o guarda-chuva. A massa de ar quente chega e colide com a de ar polar. É possível que a chuva chegue já no período da manhã, com a temperatura variando entre os 11°C e 20°C.
Em Canguçu o maior frio
Na Zona Sul, dos municípios com medição da Inmet o que registrou menor temperatura foi Canguçu, com a mínima atingindo os 4,6ºC na madrugada desta quinta-feira. Para esta sexta, a mínima também deve ser de 4ºC, com a máxima na casa dos 13°C. No sábado a temperatura varia entre 7°C e 16°C, enquanto no domingo fica entre 12°C e 21°C.
Em São José dos Ausentes, Vacaria e Bom Jesus, na Serra, a temperatura deve permanecer na volta dos 0°C nesta sexta, podendo negativar.
Termômetros urbanos capturam temperaturas ainda mais baixas
Um termômetro instalado por estudantes de Meteorologia da UFPel na Colina do Sol, zona norte de Pelotas, registrou a temperatura de 1,7°C às 5h desta quinta. Para quem saiu de manhã, a temperatura começou a ficar menos extrema a partir das 9h, quando foi registrado 8,9°C. Na tradicional hora de ir para o trabalho ou escola, às 7h, 3,6°C. A discrepância entre os dados tem relação com o posicionamento dos termômetros, em relação à altitude, ventos e instabilidade.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário