Pandemia
Comprovante de vacina e teste negativo serão exigidos em Pelotas
Em live, prefeita Paula Mascarenhas anunciou novo decreto para tentar frear o avanço da Covid-19
* Reportagem atualizada às 8h40min de sexta-feira (7) para inclusão de informação sobre laboratórios com testes de Covid disponiveis.
Por Heitor Araújo e Vitória Leitzke
([email protected])
([email protected])
Será obrigatória a exigência de passaporte vacinal e exame negativo de Covid-19 para a entrada em locais com shows ou pista de dança em Pelotas. A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) informou ainda nesta quinta-feira (6), em live, essas novas diretrizes de combate ao avanço do número de casos positivos no município para este começo de ano.
Apenas hoje, foram 250 novos positivados em Pelotas; no fim do ano passado o município teve seis dias consecutivos com menos de dez casos diários. Desde junho de 2021 não havia tantos novos contágios em um dia.
A taxa de transmissão (RT), mais uma vez, bateu recorde diário desde o começo da pandemia: foi para 3,71 - ou seja, uma pessoa contaminada passa o vírus para, pelo menos, outras três.
"Uma taxa incrível, o valor mais alto de toda a pandemia. Esse cálculo é feito com base no número de positivos em uma determinada faixa de tempo. Estávamos com número muito pequeno há uma semana, saímos de cinco a sete casos para 250. Essa mudança foi muito brusca e o RT disparou", disse a prefeita na live.
Paula reiterou o aumento da fiscalização para que os atuais protocolos sejam cumpridos, como o uso de máscara em espaços públicos. A novidade será a exigência do comprovante vacinal, algo que era apenas uma recomendação anteriormente.
"Não é a hora de sair de casa, de se atirar nas festas e aglomerações. Ainda estamos vivendo um momento complicado na pandemia. Vai ser publicado um novo decreto exigindo o passaporte vacinal e um teste negativo de Covid de no máximo 72 horas para a entrada em eventos que tenham shows em palcos ou pista de dança", detalhou.
Ainda de acordo com as palavras da prefeita, a fiscalização "será para valer" e os locais que não cumprirem as determinações serão interditados.
Aumento de 148% no atendimentos
Os números do Painel Covid Pelotas refletem também no principal local de atendimento para a síndromes gripais para adultos do município, o Centro Covid. O movimento intenso e a longa espera por atendimento e testagem na unidade voltaram a ser rotina essa semana. Em comparação com o número de atendimentos realizados no dia 26 de dezembro do ano passado, a última quarta-feira apresentou um aumento de 148%. Na primeira data foram registrados 110 atendimentos, enquanto no último dia 5 foram 273.
A reportagem esteve no Centro Covid nesta quinta e conversou com algumas pessoas que esperavam para ser atendidas no exterior do prédio, por questões de segurança sanitária. Nenhuma havia passado pela triagem ainda e as horas de espera variavam. Uma mulher, que preferiu não se identificar, chegou ao local às 9h e só foi testada depois das 15h. "Está cheio desde cedo, muita gente passando mal e com sintomas gripais. Várias pessoas dizendo que testaram positivo, um horror", relata.
Esperando a companheira, que aguardava atendimento dentro do prédio, o frentista Nilmar Dutra comentou que busca por um lugar com teste disponível desde quarta-feira. "Pela manhã minha esposa ligou para várias farmácias que fazem teste e nenhuma tinha disponibilidade. Os laboratórios particulares também, nenhum tinha. Liguei para uns seis, e um ainda disse que tinha disponibilidade para, quando vê, final de semana. Outros não têm nem previsão. Nem em Rio Grande tinha", conta Dutra. Ele não apresenta sintomas, enquanto ela está há três dias com muito mal estar, febre, tosse e dor de cabeça.
Além da alta nos casos confirmados em 24h e da taxa de transmissão, outro número com "destaque" é o de exames aguardando resultados: eram 1.038. A prefeitura afirma estar avaliando a situação, mas até o momento não tem previsão de ampliação dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ou de alterar o funcionamento do Centro Covid (adultos) e do Pronto Socorro (atendimento infantil). "Temos trabalhado desde o início da pandemia com o esgotamento dos profissionais de saúde e estamos contando com o apoio de instituições parceiras, desde o processo de vacinação até a testagem. Por isso é bastante complicado ampliar os atendimentos", explica a secretária de Saúde, Roberta Paganini.
Questionada pela reportagem sobre qual o tipo de teste será aceito junto ao comprovante de vacinação, bem como em quais locais, especificamente, serão exigidos, a assessoria de comunicação da prefeitura disse ser necessário esperar o decreto para responder as questões.
Laboratórios com testes disponíveis
Até o início da noite de quinta, dos laboratórios que o Diário Popular conseguiu contato, apenas Rouget Perez e Bem Me Quer ainda tinham testes disponíveis.
Na manhã desta sexta (7), o laboratório Leivas Lang informou também contar com testes.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário