Pela educação
Comunidade do Balneário dos Prazeres faz protesto
Moradores exigem professores para Escola Municipal Luiz Augusto de Assumpção
Jô Folha -
"Queremos professor. Queremos professor". O coro ganhou força na tarde desta quarta-feira (14), em frente à Escola Municipal Luiz Augusto de Assumpção, no Balneário dos Prazeres, em Pelotas. Nenhum dos cerca de 380 estudantes teve aula. Por consenso, os pais decidiram que levariam os filhos para casa para, simbolicamente, mandar o recado à Secretaria de Educação e Desporto (Smed): a comunidade está unida.
Se aproximadamente 120 estudantes estão prejudicados pela falta de professores, os outros também ficariam afastados da sala de aula nesta tarde. "A gente tem que se unir, se juntar e ir em frente. É lamentável o que tá ocorrendo", destaca a ex-aluna Thalia Santana, 19.
Para a dona de casa Cintia Campelo, 39, o momento é de preocupação: "Meu filho tem dificuldades na aprendizagem e esta já é a terceira semana sem aulas", cobra agilidade na solução. E para reforçar o tom, os moradores trataram de confeccionar cartazes - Educação merece respeito e Todos pela educação foram apenas alguns dos apelos.
Entenda melhor
A Escola Luiz Augusto de Assumpção enfrenta vários problemas no quadro. O mais grave é a ausência de cinco professores P1 - de 1º ao 5º Anos. Para piorar, três professoras substitutas se aposentaram no começo de março. O jeito, portanto, tem sido remanejar os dois profissionais encarregados das atividades de apoio e a coordenadora de Anos Iniciais para dentro da sala de aula. Ainda assim, mesmo contando com a retaguarda dos professores das áreas de Artes, de Música e de Educação Física, as crianças têm sido liberadas mais cedo para casa.
O secretário de Educação, Arthur Corrêa, afirma que a solução definitiva deve levar, no mínimo, 45 dias. Para realizar os processos de seleção de 41 professores de Anos Iniciais que desfalcam a rede municipal - e serão contratados de forma emergencial -, a Câmara de Vereadores ainda precisa dar o aval. A papelada, entretanto, sequer chegou no Legislativo.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário