Novidade
Comunidade em Rede inaugura sede
Coletivo formado por moradoras da Colônia Z-3 concluiu a primeira etapa da reforma do local em um mês e o entrega neste sábado à população
Paulo Rossi -
Onde antes tudo eram escombros, agora existem cores, união e sonhos. Após quase uma década fechado, um salão da Colônia Z-3 virará sede do coletivo Comunidade em Rede, que realiza oficinas e eventos na localidade. A inauguração, após um mês de reparos, será neste sábado, às 16h.
Há oito anos o local não recebia uma utilidade. Antes disso, sempre esteve envolvido com a comunidade da Z-3, seja como sede do Sindicato dos Pescadores, salão de festas e até mesmo escola, antes mesmo de a colônia possuir instituição de ensino.
E, além das memórias coletivas que o espaço como um todo carrega, cada canto é repleto de lembranças particulares para cada morador. Edelvina Estevão é um exemplo. Nome importante na luta pela recuperação da sede, ela se saboreia em recordações do tempo em que foi até mesmo titulada como Garota Verão ali dentro. “E o meu pai ajudou a construir isso daqui”, completa.
A primeira parte da reforma foi mais superficial, no sentido de ao menos reviver um espaço maltratado pelo tempo. Com os R$ 3 mil angariados junto a uma campanha de financiamento coletivo e mais algumas doações de moradores da Z-3 e também de outras localidades, se conseguiu instalar vigas de madeira para tentar evitar que o telhado cedesse, foram feitas toda a parte elétrica, a reforma do banheiro e das portas de entrada e saída e a pintura interna, deixando o salão com um lilás vivo. “Foi tudo feito durante quatro finais de semana, inteiramente com mão de obra voluntária”, conta a integrante do coletivo Comunidade em Rede, Natália Fidélis, relembrando do dia em que o grupo ficou até tarde da noite retirando, de forma ecologicamente correta, os morcegos que habitavam o prédio.
Com o espaço recuperado - mesmo que ainda falte boa parte da reforma -, o objetivo é transformá-lo em ponto de cultura. Uma brinquedoteca será montada, assim como uma biblioteca voltada para as crianças. Oficinas, como as já em andamento de desenho e audiovisual, terão agora também um local fixo para funcionar. Na inauguração, está programada para as 16h uma oficina focada na musicalização. Às 19h, haverá apresentação musical do Grupo de Metais da Furg, além de recital didático.
Quem acompanha a comunidade da Z-3 já há bastante tempo é a assistente social Vera Garcia, que trabalha na UBS da colônia há 26 anos e vê uma mudança de comportamento na localidade. “Foi importante verificar essa união que foi formada. AS pessoas aqui sempre foram muito céticas em relação aos projetos delas mesmas. Mas essas mulheres conseguiram mudar essa mentalidade através do Comunidade em Rede. É um processo emancipatório, ocupação de um espaço que é público.”
Contribua
Muito ainda precisa ser feito na sede - reforma do telhado e compra de equipamentos para funcionamento diário. Para tal, o financiamento coletivo virtual segue até o dia 31, através do link https://bit.ly/2QOBLXZ. Mais informações sobre como contribuir pelos telefones 3226-0473, 3226-0404 e 9813-91054.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário