Comemoração

Comunidade Evangélica São João chega aos 130 anos

Com celebrações e renovando-se dentro da tradição, igreja destaca-se pelo trabalho social a jovens

Gabriel Huth -

A Comunidade Evangélica São João chega aos 130 anos neste sábado. Buscando ter relevância social e contextualizar a religião com a realidade do dia a dia, a igreja possui destaque pelo trabalho com jovens. Atualmente, só deste público são mais de uma centena de participantes.
Fundada em 20 de outubro de 1888 por famílias de imigrantes alemães, teve seu templo fundado quatro décadas depois. No início, as reuniões eram feitas em locais itinerantes: casas de membros e espaços alugados. Sempre muito ligada às questões da educação, naquele momento o papel do pastor era dividido com o de professor, relembra o atual pastor, Juliano Müller Peter.
No auge da 2ª Guerra Mundial, em 1942, as passeatas contrárias aos imigrantes culminaram no saque e no incêndio do templo, devido às raízes da igreja com a comunidade alemã. O pastor da época, Alfredo Simon, havia sido preso. Após a guerra, os membros correram atrás de recursos financeiros e reconstruíram a igreja e a casa pastoral, com a reinauguração em 1947.

Relevância no papel social
Hoje a atuação da igreja vai muito além do compromisso religioso. Há influência social, através de trabalho em periferias, distribuição de alimentos e oferta frequente de palestras com profissionais como médicos, advogados e dentistas. “Hoje a gente percebe que o papel da igreja vai muito além”, aponta Fabiane Luckow, integrante da comunidade. Um dos objetivos é desenvolver os principais dons e características dos membros.
“Nossa ideia é não ficar só no assistencialismo, mas também capacitar”, acrescenta a presidente Valéria Link Rocha. Dentro das celebrações do aniversário, o grupo de jovens fez inclusive uma Noite Cultural, na qual ocorreram doações de cabelo e cadastro para doação de sangue. O caráter cultural, inclusive, é destacado como uma das principais virtudes do momento atual da São João.
A formação ética e o convívio social, para formar cidadãos engajados, faz com que, historicamente, jovens e adultos formem-se missionários através da igreja e ganhem o mundo, destaca o pastor. Outra prioridade é dar papel de liderança às mulheres, que costumam atuar fortemente, não só nos grupos femininos, mas em toda a estrutura da comunidade.
Um perfil moderno
“A gente quer ser uma comunidade atrativa”, ressalta a presidente. Considerando o espaço da espiritualidade em todas as áreas da vida, a São João busca trabalhar dando essa orientação. “Só a tradição não segura mais os jovens na igreja”, garante o pastor. Encontrar um sentido e contextualizar a religiosidade com o dia dia faz a fé ajudar na caminhada, em uma espécie de repaginada na tradição, aliando a formalidade com a informalidade.
Mesmo com a ligação histórica com a comunidade alemã, a pluralidade é outro aspecto que tem sido trabalhado. “Ela pode ter começado como uma igreja de alemães, mas não é mais assim”, afirma o pastor Juliano, ao destacar que a germanidade já nem é mais fomentada.

Celebrações
Embora o aniversário seja neste sábado, o culto de gratidão aos 130 anos será celebrado no domingo, às 20h. Além de outras comemorações, já feitas ao longo do mês, o domingo seguinte será marcado por um encontro dos membros na Chácara Canaã. Já no dia 25, uma sessão solene na Câmara de Vereadores homenageará a São João e, no dia 30, um encontro de comunidades em oração selará o mês festivo. Todas as atividades são abertas para o público em geral.
A Comunidade Evangélica São João fica na rua Doutor Amarante, esquina 15 de Novembro, em frente ao parque Dom Antônio Zattera.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Ecosul terá operação especial para dar suporte à Romaria de Guadalupe

UBS Lindoia é revitalizada e entregue à comunidade Próximo

UBS Lindoia é revitalizada e entregue à comunidade

Deixe seu comentário