Inovação

Connection é a nova incubada do Ciemsul

A iniciativa apresenta serviços de mentoria e desenvolvimento de tecnologias

Divulgação -

A empresa Connection é a nova incubada do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul da Universidade Católica de Pelotas (Ciemsul/UCPel). O empreendimento, gerenciado por Marcele e Rosi Guarenti, oferta serviços de mentoria e desenvolvimento de tecnologias através do uso da Robótica e da Realidade Aumentada.

Segundo Marcele Guarenti, criadora da Connection, o interesse em idealizar a empresa surgiu ainda na escola, quando ela participou de aulas de Robótica Educacional. Com o passar do tempo, ela e a mãe - e sócia -, Rosi Guarenti, começaram a realizar atividades voltadas para a robótica de maneira gratuita, o que deixava algumas pessoas receosas em aderir aos serviços.

Foi a partir deste momento que ambas resolveram legitimar a empresa, transformando-a em fonte de renda para a família. Hoje a Connection tem pouco mais de um ano e meio de criação e atua no mercado em dois nichos: através da implementação da robótica em projetos multidisciplinares de acordo com o desejo do cliente e na formação para interessados na área.

A startup foi uma das oito selecionadas para incubação no edital lançado em agosto de 2019 e, de acordo com Marcele, o suporte e respaldo oferecidos pela Católica são dois grandes diferenciais para o desenvolvimento da empresa. “O modelo de incubação da Católica é diferenciado. Recebemos ajuda desde o período de pré-incubação até criarmos independência”, ressalta.

Também sócia, Rosi Guarenti destaca que as formações oferecidas pelo Ciemsul são muito importantes, tanto para a evolução da empresa quanto para o progresso pessoal de ambas. “Os ensinamentos que recebemos no Ciemsul abrem a nossa visão e são claros para serem colocados em prática no dia a dia”, afirma.  

A Connection entra no mercado no momento em que o Brasil  tem mais de 116 milhões conectadas à internet, segundo o  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, a empresa busca reinventar cargos, em que o ser humano não seria substituído pela máquina, mas teria a tecnologia como aliada nas funções a serem exercidas.

Para 2020 a dupla já tem parcerias fechadas e uma delas é com o Instituto Avançado de Robótica (IAR), de São Paulo. A ideia é trazer a carreta-laboratório do Instituto para o Rio Grande do Sul, juntamente com cursos profissionalizantes e palestras para os profissionais da área, estudantes e demais interessados.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFPel realiza matrículas do Pave Anterior

UFPel realiza matrículas do Pave

IFSul oferece 671 vagas para cursos superiores através do Sisu Próximo

IFSul oferece 671 vagas para cursos superiores através do Sisu

Deixe seu comentário