Cidade limpa
Conscientização começa cedo
Em ação conjunta, UBS Simões Lopes e escolas fazem mutirão de limpeza das ruas
Paulo Rossi -
Cidade limpa é a que ninguém suja e cidade suja é a que ninguém limpa. E, se o problema de Pelotas parece por vezes crônico e de educação - além de questões mais profundas -, nada mais adequado do que apostar na conscientização de quem está ainda se formando cidadão. Nesta quarta-feira, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Simões Lopes realizou, em parceria com quatro escolas da localidade, uma coleta de lixo feita por estudantes dos ensinos Infantil, Fundamental e Médio. Foi o Dia de Saúde e Educação.
A mobilização se iniciou logo cedo, às 9h, com alunos da EEEF Nossa Senhora Aparecida, da Emei Monteiro Lobato, da Emef Dr. Balbino Mascarenhas e da EEEF Dr. Augusto Simões Lopes. Antes de tudo, eles recebem instruções de como e o que catar - objetos de vidros e seringas, por exemplo, estavam proibidos, enquanto plástico e papel eram o principal alvo. "A gente limpa o entorno das escolas diariamente e percebe que sempre no outro dia já está tudo de novo, às vezes com sofás, geladeiras. Então a ideia é trabalhar pelo bem comum", explica a orientadora educacional Marilda Zielke, da Monteiro Lobato. "A comunidade fica curiosa com a movimentação, então acaba que conscientizamos a comunidade como um todo", completa.
Só durante a manhã mais de 20 sacos de lixo haviam sido coletados pelos 50 alunos que participam da mobilização. À tarde, mais coleta e palestra sobre os dejetos que são descartados pela população. Para a médica da UBS Simões Lopes, Maria Laura Nogueira, para além da cidadania, se buscou a promoção de saúde. "No lixo a gente encontra micro-organismos que causam doenças. Então, quanto menos ele estiver presente, menor o risco para as pessoas. As crianças são o público no qual ainda conseguimos agir, plantar a semente para o futuro", comenta.
A pequena Mariana da Rosa, de dez anos, teve de ser advertida pelas professoras para que cessasse a coleta, pelo menos por um tempo. É que ela gostou de contribuir para o meio ambiente. "Estamos arrumando a rua, limpando a sujeira. Todo mundo devia fazer isso." Está certa a menina de tranças e luvas. Além do trato com o lixo, a ação também arrecadou agasalhos e cobertores que serão distribuídos à população local, através de brechó gratuito instalado na UBS.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário