Casa própria
Construtoras tentam melhorar estrutura do Minha Casa, Minha Vida
A possibilidade de parcelar o valor para a entrada, na visão dos investidores, foi o principal atrativo para conseguir vender todas as unidades
Jô Folha -
Em meio às incertezas que rondam a economia em todo o país, empresas do setor imobiliário buscam alternativas inovadoras para garantir a permanência das vendas. Utilizando o déficit habitacional e o sonho de aquisição da casa própria como aliados, construtoras têm investido pesado em melhores estruturas para compradores interessados em financiamentos como o Minha Casa, Minha Vida. Neste final de semana, as arquibancadas do Parque do Sesi ficaram lotadas por aqueles que buscavam concretizar a compra de um empreendimento com ampla estrutura de lazer e sem necessidade de entrada à vista.
A possibilidade de parcelar o valor para a entrada, na visão dos investidores, foi o principal atrativo para conseguir vender todas as unidades. Com as dificuldades da crise, muitas famílias precisaram utilizar economias ou adiar o desejo de poupança e ficaram sem recursos para compra de imóveis. “Todo nosso pensamento foi em busca deste cliente. Para garantir que conseguissem pagar, por exemplo, estendemos em 90 dias a primeira parcela”, comenta Dagoberto Leal, proprietário da construtora responsável.
Repensar a forma de lançamento dos empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida foi um desafio pensado pela necessidade de propor produtos com a garantia de adimplência dos compradores. O objetivo de massificar a venda fez parte de todas as etapas do processo: projeto arquitetônico, divulgação e negociação nas imobiliárias. Estrutura de lazer ampliada e melhorias na qualidade da construção também foram pontos incluídos na obra. Seja para chamar a atenção de clientes quanto para reduzir as desistências.
Marketing em alta
Concretizar as mudanças de produto para esta faixa de público contou com apoio de agência especializada em marketing imobiliário. Segundo o diretor da Inside Direct, Mateus Lampert, o principal objetivo foi valorizar o trabalho de corretores e clientes, criando expectativas positivas em quem precisa negociar e entre os que pensam em adquirir o imóvel. Desta forma, ao estreitar esta relação, as chances de fechar negócio são mais altas e mais confiáveis.
Sobre a necessidade de pensar novas estratégias à situação atual do mercado, Lampert não aposta em crise no setor. Ao comentar o caso, referiu-se ao Parque do Sesi lotado a justificar a continuidade do interesse das famílias em comprar imóveis. A queda na procura de outros empreendimentos, para o diretor da agência, pode ser explicada pela redução de atrativos, como áreas de lazer, para reduzir os valores. “Imóvel sempre será um investimento seguro e também focamos nos que desejam a primeira moradia, que há muito tempo vinham pensado mas não tinham a facilidade no acesso”, comenta.
Perfil de compradores
Casado há apenas seis meses e pagando aluguel, Lucian Crizel, 23, enxergou a aquisição do empreendimento como a concretização da independência. “Agora vai ficar melhor, teremos nossa casa e poderemos continuar planejando”, comentou o auxiliar administrativo. Sem ter o dinheiro da entrada disponível para pagar à vista, o casal gostou dos diferenciais da estrutura e da possibilidade de ter parcelas que caibam no bolso. “Estávamos programando comprar um carro, mas acreditamos que a casa será um investimento bem melhor”, disse Vitória Crizel, 19.
O casal Roberto da Rosa, 30, e Andreia da Silva, 28, também faz parte do perfil de compradores alvo do empreendimento: com possibilidade de pagamento das parcelas, mas sem o recurso da entrada à vista. Morando na casa dos pais da esposa, o motorista acredita que a mudança garantirá melhorias para todos. O local também foi escolhido por ser próximo à residência dos familiares.
Conheça o empreendimento
O Life Club Fragata é um empreendimento com apartamentos de dois quartos com cozinha, banheiro e sala de estar e jantar integradas. A obra é da Construtora ACPO e integra a terceira edição do programa Minha Casa, Minha Vida, que contempla novas faixas de renda e oferece subsídios de até R$ 22 mil. Entre seus principais atrativos, estão o valor da parcela e as condições de pagamento facilitadas. Os apartamentos podem ser negociados a partir de R$ 499,00 mensais ou desde o valor unitário de R$ 117.900,00. Nenhuma entrada é necessária de imediato e a primeira parcela pode ser quitada dentro do período de 90 dias.
Ao todo, são 29 itens distribuídos entre lazer e segurança. O condomínio inclui piscinas adulta e infantil, espaço gourmet, academia ao ar livre, brinquedoteca, bicicletário, horta ecológica, pub bar, playbaby e muitos outros itens que buscam incrementar a qualidade de vida de maneira integrada, combinando facilidades urbanas a amplos espaços verdes.
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