Diplomacia
Cônsul Julia Harlan destaca momento de intercâmbio entre Brasil e EUA
Cônsul levantou a ideia de explorar novas possibilidades de relações comerciais e acadêmicas entre o estado e o país norte-americano
Em Porto Alegre há quase dois anos, a cônsul-geral dos Estados Unidos, Julia Harlan, visitou o governador Eduardo Leite pela primeira vez na tarde desta terça-feira (19). Reiterando a intenção de estreitar laços entre o Rio Grande do Sul e os Estados Unidos, a cônsul levantou a ideia de explorar novas possibilidades de relações comerciais e acadêmicas entre o estado e o país norte-americano.
Uma das questões discutidas pela cônsul foi a ampliação de intercâmbios que envolvam estudantes, professores e acadêmicos, criando oportunidades para a troca de conhecimento e experiência entre os dois países. “Estamos ansiosos para trabalhar em cooperação e proporcionar essa troca”, afirmou Julia.
A cônsul destacou que o momento político pelo qual o Brasil passa é visto como vantajoso pelos Estados Unidos. “Os brasileiros estão recuperando o otimismo. Quanto ao Rio Grande do Sul, temos uma forte relação em muitos aspectos”, comentou a diplomata. Sobre a questão, Leite relatou brevemente as medidas que vêm tomando para reequilibrar as contas gaúchas e destacou a importância da Reforma da Previdência, vista como fundamental para a retomada do crescimento econômico nacional.
Além de parcerias no âmbito educacional e de treinamento para agentes públicos já praticadas, Leite demonstrou interesse em trocar conhecimento a respeito das políticas de segurança pública adotadas pelos Estados Unidos, principalmente na cidade de Nova Iorque. Julia se colocou à disposição para fazer com que esse intercâmbio ocorra, e destacou a ação dos policiais gaúchos, que foram prestativos e solícitos quando da construção da sede do consulado norte-americano em Porto Alegre.
Leite colocou o governo do Rio Grande do Sul à disposição para discussão de ideias e de parcerias que possam ser trabalhadas em conjunto. Para tratar de assuntos específicos que interessem tanto aos EUA como ao RS, o governador indicou a secretária de Relações Federativas e Internacionais, Ana Amélia Lemos, e o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, além do titular da pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, ainda a ser nomeado.
A cônsul esteve acompanhada pelo vice-cônsul Alex Black, pelo cônsul para Relações Públicas John Jacobs e pela assistente de Política e Economia, Aline Vecchia.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário