Diplomacia

Cônsul Julia Harlan destaca momento de intercâmbio entre Brasil e EUA

Cônsul levantou a ideia de explorar novas possibilidades de relações comerciais e acadêmicas entre o estado e o país norte-americano

Em Porto Alegre há quase dois anos, a cônsul-geral dos Estados Unidos, Julia Harlan, visitou o governador Eduardo Leite pela primeira vez na tarde desta terça-feira (19). Reiterando a intenção de estreitar laços entre o Rio Grande do Sul e os Estados Unidos, a cônsul levantou a ideia de explorar novas possibilidades de relações comerciais e acadêmicas entre o estado e o país norte-americano.

Uma das questões discutidas pela cônsul foi a ampliação de intercâmbios que envolvam estudantes, professores e acadêmicos, criando oportunidades para a troca de conhecimento e experiência entre os dois países. “Estamos ansiosos para trabalhar em cooperação e proporcionar essa troca”, afirmou Julia.

A cônsul destacou que o momento político pelo qual o Brasil passa é visto como vantajoso pelos Estados Unidos. “Os brasileiros estão recuperando o otimismo. Quanto ao Rio Grande do Sul, temos uma forte relação em muitos aspectos”, comentou a diplomata. Sobre a questão, Leite relatou brevemente as medidas que vêm tomando para reequilibrar as contas gaúchas e destacou a importância da Reforma da Previdência, vista como fundamental para a retomada do crescimento econômico nacional.

Além de parcerias no âmbito educacional e de treinamento para agentes públicos já praticadas, Leite demonstrou interesse em trocar conhecimento a respeito das políticas de segurança pública adotadas pelos Estados Unidos, principalmente na cidade de Nova Iorque. Julia se colocou à disposição para fazer com que esse intercâmbio ocorra, e destacou a ação dos policiais gaúchos, que foram prestativos e solícitos quando da construção da sede do consulado norte-americano em Porto Alegre.

Leite colocou o governo do Rio Grande do Sul à disposição para discussão de ideias e de parcerias que possam ser trabalhadas em conjunto. Para tratar de assuntos específicos que interessem tanto aos EUA como ao RS, o governador indicou a secretária de Relações Federativas e Internacionais, Ana Amélia Lemos, e o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, além do titular da pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, ainda a ser nomeado.

A cônsul esteve acompanhada pelo vice-cônsul Alex Black, pelo cônsul para Relações Públicas John Jacobs e pela assistente de Política e Economia, Aline Vecchia. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Alunos do Sesi apresentam projeto na Febrace em São Paulo Anterior

Alunos do Sesi apresentam projeto na Febrace em São Paulo

OAB não aceitará inscrição de acusados de violência contra mulheres Próximo

OAB não aceitará inscrição de acusados de violência contra mulheres

Deixe seu comentário