Meio ambiente

Cooperação para monitorar o desmatamento

Governadores do Codesul assinaram termo na primeira reunião do ano, realizada em Chapecó

Na primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) de 2022, ontem, em Chapecó, os governadores firmaram termo de cooperação técnica e protocolo de intenções para expansão do Sistema Integrado de Monitoramento e Alertas de Desmatamento (Simad), utilizado pelo governo de Santa Catarina.

Com vigência de dois anos, o acordo prevê que o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA/SC) compartilhe metodologia, fluxos de trabalho e customização para que os demais Estados possam desenvolver seus próprios sistemas de monitoramento e alerta de desmatamento nos respectivos territórios.
Em contrapartida, os governos estaduais compartilharão estudos, ações, programas e resultados relacionados ao tema. No Rio Grande do Sul, o trabalho será conduzido pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

“A integração proporcionada pelo Codesul é um importante auxílio no desenvolvimento socioeconômico conjunto dos quatro Estados, e os temas tratados no encontro de hoje confirmam isso. Especialmente a pauta do meio ambiente, com a assinatura deste importante termo de cooperação para que os Estados possam desenvolver ferramentas semelhantes ao Simad, para monitoramento e alerta de desmatamentos”, destacou o vice-governador do RS, Ranolfo Vieira Júnior, que representou Eduardo Leite no encontro. Também participaram da reunião os governadores Carlos Moisés da Silva (Republicanos-Santa Catarina), Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD-Paraná) e o secretário do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul, Jaime
Verruck, representando o governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Os governadores também firmaram um protocolo de intenções na área da infraestrutura, para fortalecimento da integração regional entre as divisas dos Estados do Codesul, facilitando o escoamento interestadual de bens e a movimentação segura das pessoas, abrangendo rodovias e ferrovias. Foi apresentado o projeto da Nova Ferroeste, ferrovia que tem como premissa ligar o porto de Paranaguá (PR) até Maracaju (MS).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Rio Grande terá Centro de Atendimento à Mulher Anterior

Rio Grande terá Centro de Atendimento à Mulher

Adesão à greve nacional em debate Próximo

Adesão à greve nacional em debate

Deixe seu comentário