Meio ambiente
Cooperação para monitorar o desmatamento
Governadores do Codesul assinaram termo na primeira reunião do ano, realizada em Chapecó
Na primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) de 2022, ontem, em Chapecó, os governadores firmaram termo de cooperação técnica e protocolo de intenções para expansão do Sistema Integrado de Monitoramento e Alertas de Desmatamento (Simad), utilizado pelo governo de Santa Catarina.
Com vigência de dois anos, o acordo prevê que o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA/SC) compartilhe metodologia, fluxos de trabalho e customização para que os demais Estados possam desenvolver seus próprios sistemas de monitoramento e alerta de desmatamento nos respectivos territórios.
Em contrapartida, os governos estaduais compartilharão estudos, ações, programas e resultados relacionados ao tema. No Rio Grande do Sul, o trabalho será conduzido pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
“A integração proporcionada pelo Codesul é um importante auxílio no desenvolvimento socioeconômico conjunto dos quatro Estados, e os temas tratados no encontro de hoje confirmam isso. Especialmente a pauta do meio ambiente, com a assinatura deste importante termo de cooperação para que os Estados possam desenvolver ferramentas semelhantes ao Simad, para monitoramento e alerta de desmatamentos”, destacou o vice-governador do RS, Ranolfo Vieira Júnior, que representou Eduardo Leite no encontro. Também participaram da reunião os governadores Carlos Moisés da Silva (Republicanos-Santa Catarina), Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD-Paraná) e o secretário do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul, Jaime
Verruck, representando o governador Reinaldo Azambuja (PSDB).
Os governadores também firmaram um protocolo de intenções na área da infraestrutura, para fortalecimento da integração regional entre as divisas dos Estados do Codesul, facilitando o escoamento interestadual de bens e a movimentação segura das pessoas, abrangendo rodovias e ferrovias. Foi apresentado o projeto da Nova Ferroeste, ferrovia que tem como premissa ligar o porto de Paranaguá (PR) até Maracaju (MS).
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário