Gestão Pública

Coordenadoria de Saúde tem troca de gestora

Jornalista Cíntia Daniela Pereira vai assumir coordenadoria, que atua em 22 municípios

A 3ª Coordenadoria de Saúde, que atua em 22 municípios da Zona Sul, terá mudança no comando. A atual coordenadora, Caroline Torres Hoffmann, pediu para deixar o cargo para assumir uma vaga na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Pelotas e será substituída pela jornalista Cíntia Daniela Pereira. A futura gestora já passou pelos exames médicos admissionais e aguarda a posse oficial, que deve ocorrer na próxima semana, após ter sido nomeada na última quinta-feira.

Caroline assumiu a Coordenadoria em julho de 2019. Segundo ela, um período de "muito trabalho" com a surpresa da pandemia. O pedido para deixar o cargo, segundo ela, se deu no começo deste ano para assumir a Diretoria de Atenção Especializada e Hospitalar em Pelotas. "Saio da Coordenadoria com um sentimento de ter dado o melhor e contribuído com o Estado e a região da melhor forma possível durante esse período", analisa.

A futura gestora, Cíntia, estava cadastrada em um banco de dados do governo do Estado, por indicação do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB). Com a vacância de cargo para a 3ª CRS, recebeu o convite para a gestão da saúde na Zona Sul. Ela justifica a nomeação por ter um perfil "semelhante ao da gestora que saiu".

"Diante de um cenário pandêmico, da superlotação das unidades de saúde, o que gera desconforto não somente dos pacientes, mas principalmente dos servidores, vamos atuar para manter a motivação participativa e engajamento colaborativo da equipe. Estar junto para entender as dificuldades que acontecem diariamente, pois o corpo técnico é essencial nesse processo para o andamento da Coordenadoria", diz.

Formação fora da saúde

Cíntia é formada em Jornalismo, foi assessora de imprensa de Canguçu e coordenadora da TV Câmara em Pelotas. Não tem atuação prévia na área da saúde e se descreve como uma profissional de carreira "com desenvoltura para gerenciamento de negócios, elaboração de planos de atuação, gestão de pessoas". De acordo com seu perfil no LinkedIn, o último emprego foi entre fevereiro de 2020 e julho de 2021 como consultora de vendas.

Na Coordenadoria de Saúde, a nova gestora pretende "responder à altura do cargo, dar continuidade à gestão anterior, sempre respeitando as orientações da equipe técnica e políticas da Secretaria Estadual de Saúde, manter um trabalho atuante e organizado, com empatia, efetuar um planejamento junto do corpo técnico, para uma execução com excelência".

A antiga coordenadora, Caroline, avalia que o desafio para a nova gestora será lidar com as sequelas deixadas pela Covid-19, em um período ainda de pandemia. Sobre o tema, Cíntia disse ser necessário ter uma atuação especial na saúde mental das pessoas e aprimorar a comunicação para a atuação em conjunto na região.

"A Coordenadoria teve uma excelente gestão, com um trabalho transparente junto ao corpo técnico, atendendo de forma ativa aos 22 municípios da região. Sobre minimizar os efeitos da covid, manter o trabalho de especialistas técnicos, fortalecer a atenção primária, monitorar metas em prol da saúde, identificar e lidar com a demanda reprimida", pontua.

A 3ª Coordenadoria de Saúde abrange os municípios de Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cristal, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Samu está com o número 192 inoperante Anterior

Samu está com o número 192 inoperante

Brasil tem 28,7 milhões de casos e 648,9 mil mortes Próximo

Brasil tem 28,7 milhões de casos e 648,9 mil mortes

Deixe seu comentário