Pandemia

Covid-19: Região Sul tem 21 casos confirmados

Em Pelotas, nesta terça-feira, houve a confirmação do 11º caso após a aplicação do teste rápido em uma idosa de 61 anos, assintomática e já em isolamento domiciliar

Carlos Queiroz -

Na tarde desta terça-feira (14), foi confirmado mais um caso da Covid-19 em Pelotas. Trata-se de uma idosa, de 61 anos, assintomática, que já está em isolamento domiciliar. Até o momento, 11 pessoas foram infectadas pela doença no município. A confirmação foi realizada após a aplicação de um teste rápido, por um dos integrantes que atuam na pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), para determinar o avanço do novo coronavírus no Estado. A mulher seguirá sendo acompanhada pela Secretaria Municipal de saúde. Não há informações sobre a origem da contaminação, que ainda será investigada.

Nos últimos dois dias, três novos pacientes, moradores de Pelotas, deram entrada no Hospital Escola da UFPel com suspeitas da Covid-19, sendo dois homens, um de 54 anos e outro de 91 anos, e uma mulher, de 79 anos, de acordo com o boletim diário divulgado pela Prefeitura. Ambos estão na enfermaria da instituição e aguardam resultado de exame enviado ao Laboratório Central do Estado (Lacen). Destes, dois apresentaram sintomas gripais e foram encaminhados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal. Outros dois homens, um de 70 anos e outro de 58 anos, moradores de municípios da região, permanecem internados. O primeiro já teve o resultado confirmado e outro aguarda a divulgação pelo Laboratório Central. Entre os casos confirmados, cinco, registrados ao final da última semana, permanecem em isolamento domiciliar. Um homem de 55 anos e duas mulheres de 51 e 21 anos também adotam a estratégia, e um idoso, de 71 anos, permanece internado em um hospital particular de Porto Alegre. Segundo a prefeitura, a Vigilância Epidemiológica ainda aguarda o resultado de outros 16 exames enviados ao Lacen, sendo dez do último dia 8 e os outros seis, em período anterior a este mês.

No Capão do Leão, dois casos estão em análise. O segundo foi anunciado nesta terça, o de um senhor de 54 anos, que está sendo acompanhado. Na segunda-feira, foi informado que um servidor da área da saúde, de 54 anos, teve o material coletado e enviado ao laboratório credenciado. O município conta com um caso confirmado da doença. Canguçu segue com dois casos confirmados. Outros três suspeitos, que aguardavam o resultado de exames, foram descartados. Até o momento, são 21 casos confirmados na região e outros 16 estão em análise.

Bagé tem 28 confirmados

A cidade de Bagé confirmou mais um caso de novo coronavírus, ontem. O 28° infectado é uma mulher, enfermeira, mas que não possui relação com os primeiros grupos da área da Saúde, por onde começou a contaminação. É mais uma situação que configura a transmissão comunitária, confirma o secretário de Saúde, Mário Kalil. A enfermeira está em isolamento domiciliar e a equipe do local onde ela atua será comunicada do resultado.

Governador anunciará novas medidas nesta quarta

Está previsto para esta quarta-feira o anúncio de novas medidas relativas ao distanciamento social em todo o Estado. O decreto atual, que restringe a abertura do comércio e estabelecimentos considerados não essenciais, entrou em vigor em 1º de abril e é válido até hoje. Ontem, o governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou, em sua live diária, que o assunto seria discutido em reuniões realizadas com membros do Gabinete de Crise para o Enfrentamento da Pandemia e com o Comitê Científico. Segundo ele, a decisão deve considerar, também, os resultados obtidos na primeira rodada da pesquisa elaborada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que analisa a evolução da doença no RS. Conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde, o Estado registra 720 casos confirmados da doença e 18 mortes. Porto Alegre lidera entre os municípios, com 327 casos e oito óbitos.

“Se houver qualquer medida de abertura do comércio, ela vai, certamente, demandar um novo hábito e um novo comportamento da sociedade, que nós também estaremos monitorando”, afirmou, ontem, o governador, destacando que o isolamento é a única medida possível no momento, no sentido de diminuir o contágio pela doença. “Não faz sentido pensar que o governador goste de dar um remédio amargo como esse, do distanciamento social”, disse. A estruturação de hospitais com equipamentos e a implantação de uma política de testes efetiva, segundo ele, podem contribuir para que o governo avalie a diminuição de restrições. Na última semana, um decreto permitiu que a abertura de estabelecimentos como restaurantes, lancherias, salões de beleza e lojas de chocolate fosse realizada com a autorização dos poderes municipais.

Mais de 1,5 mil morte no país

O número de mortes decorrentes do novo coronavírus chegou a 1.532, de acordo com o último balanço divulgado ontem pelo Ministério da Saúde. O número representa uma aumento de 15%, 204 óbitos, em relação ao dia anterior, quando eram 1.328. A quantidade de casos confirmados no país também aumentou, passando para 25.262 registrados, um aumento de quase 8% em relação a segunda-feira, quando foram 23.430. O estado de São Paulo concentra a maior quantidade de casos confirmados, com 9.371 ocorrências e 695 mortes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), já são mais de 1,8 milhão de casos da Covid-19 em todo o mundo, com mais de 117,2 mil mortes. Os Estados Unidos lidera entre os países com maior incidência da doença, com mais de 550 mil casos e 21 mil mortes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fórum busca doações que podem alimentar até 120 famílias durante a pandemia Anterior

Fórum busca doações que podem alimentar até 120 famílias durante a pandemia

Interromper isolamento pode levar a segunda onda de contaminação Próximo

Interromper isolamento pode levar a segunda onda de contaminação

Deixe seu comentário