Ato

Cpers se mobiliza a favor dos serviços públicos

Servidores da Educação, em greve, bloqueiam trânsito em protesto por medidas do Governo Sartori

Carlos Queiroz -

Atualizada às 19h39min.

Professores e funcionários de escola da rede estadual, em greve há exatos 30 dias, foram mais uma vez às ruas, em Pelotas. O ato na avenida Dom Joaquim, próximo ao Colégio Cassiano do Nascimento, transformou-se em mais um protesto por medidas adotadas pelo Governo Sartori. Com faixas, cartazes, bandeiras, apitos e sinetas, os trabalhadores realizaram rápidos bloqueios no trânsito, junto à sinaleira de acesso à rua Armando Sica.

Em panfletagem, a categoria reforçou à comunidade as razões da paralisação das atividades por tempo indeterminado: o fim do parcelamento dos salários e do 13º; a reposição salarial, que não ocorre desde novembro de 2014; e a retirada de Propostas de Emenda à Constituição (PECs) que tramitam na Assembleia Legislativa e atingem diretamente direitos conquistados pelos trabalhadores.

"Estamos aqui para denunciar este projeto de desmonte do Estado, que entrega os serviços públicos para iniciativa privada", reforçou o diretor do 24º Núcleo do Cpers-Sindicato, Mauro Amaral. E, claro, o anúncio da venda de ações do Banrisul, oficializada na manhã desta quarta-feira (4) pelo governador José Ivo Sartori (PMDB), também virou alvo de críticas.

Relembre
A greve nas escolas estaduais teve início em 5 de setembro, depois de 21 parcelamentos nos salários. Na última semana, para pressionar o fim do movimento, o governo chegou a falar em corte do ponto da categoria, mas o Cpers conseguiu derrubar a medida, com liminar na Justiça.

Até agora, mais da metade dos profissionais da Educação ainda não recebeu. Na última sexta-feira, o Palácio Piratini voltou a adotar o pagamento integral - como estabelece a Constituição Estadual -, mas apenas parte do funcionalismo foi paga. O restante segue amargando os atrasos ilegais.

-127605

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Rio Grande não terá mais usina termelétrica

Atraso estadual para Saúde pode impactar nos próximos meses Próximo

Atraso estadual para Saúde pode impactar nos próximos meses

Deixe seu comentário