Requalificação
CRAS São Gonçalo é entregue à comunidade
Área de 1.900 m² foi reformada e espaços até então não ocupados foram criados com recursos do município e de financiamento federal
Com a pandemia, o número de pessoas precisando de serviços da Assistência Social vem aumentando consideravelmente e, cada vez mais, as equipes que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) precisam se reinventar para melhor atender as famílias respeitando todas as medidas de prevenção ao novo coronavírus. Agora, educadores sociais, psicólogos, assistentes sociais, cozinheiras e auxiliares de limpeza que integram o CRAS São Gonçalo, o maior dentre os seis Centros no município, poderão atender a comunidade em uma estrutura requalificada e ampliada, entregue nesta quarta-feira (24) pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB).
A chefe do Executivo elogiou a obra realizada e destacou a excelência da equipe no atendimento às mais de quatro mil famílias atendidas. “Agora o local está com a qualidade que sempre mereceu ter, à altura do trabalho feito aqui. O que é de todos tem que ser ainda mais cuidado”, defendeu durante a visita.
Além da prefeita, o vice-prefeito Idemar Barz (PTB) e o secretário de Assistência Social (SAS), Marcio Sedrez, estiveram presentes.
Uma área de 1.900 m² foi reformada e espaços até então não ocupados foram criados com R$ 320 mil de recursos do município e mais R$ 100 mil de financiamento federal em mobiliário e em monitoramento por câmeras. O contrato, assinado em abril de 2019, contempla troca de pisos, forros e esquadrias, conserto do telhado, da rede elétrica e do sistema de esgoto, além de pintura geral, novo mobiliário para cozinha e melhoramento da acessibilidade das áreas.
Uma novidade para o público atendido é uma biblioteca, sala de jogos para as crianças e sala multimídia, com projetor de vídeo. “Uma pena que as crianças e os idosos que frequentam o lugar não estão aqui, neste momento, para aproveitar a estrutura devido à Covid, mas estamos ansiosos para recebê-los quando as atividades presenciais retornarem”, lamentou a assistente social Ana Lúcia Caldeira, assistente social do CRAS São Gonçalo há dez anos.
A equipe torce para que os serviços e atendimentos retornem após o fim da pandemia. Conforme a assistente social Sandra Correia, todos têm um ótimo relacionamento com a comunidade. “Conseguimos ser referência aqui, hoje eles nos procuram querendo auxílio em diversas situações pois sabem que podem contar com a gente”, destacou.
Atividades no CRAS São Gonçalo
Normalmente, no local são disponibilizados serviços de convivência, atividades educativas, esportivas e culturais, além de atendimento com assistentes sociais e psicólogos. Lá também é realizado o “Vida Ativa”, para estimular a prática de atividades físicas para moradores do Navegantes, Balsa, Ambrósio Perret, Fátima, Cruzeiro, Marina Ilha Verde e Umuharama. Na área externa, a estrutura também tem Espaço de Referência para Juventude – ligado ao eixo de prevenção à violência do Programa Pacto Pelotas Pela Paz - e horta comunitária.
Educação
Atividades didáticas são enviadas desde maio para crianças atendidas pelo CRAS, as quais foram mostradas para a prefeita durante a visita ao local. Para o próximo um mês, um livro sobre pontos culturais e turísticos da região atendida será distribuído às crianças, em alusão ao 208º aniversário de Pelotas, para que elas conheçam a história por trás dos prédios – alguns já visitados por elas -. “Este é um trabalho super importante, principalmente, neste momento de isolamento, pois as crianças seguem estudando e conhecendo a história da sua cidade”, destacou a prefeita.
O CRAS São Gonçalo está localizado na Rua Dona Darcy Vargas, 212, bairro Navegantes. O horário de funcionamento durante a Covid é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário