Atenção
Cruzamento é sinônimo de perigo na Bento
Falta de sinalização na avenida com a Barros Cassal deixa pedestres e condutores confusos
Jô Folha -
A falta de sinalização no cruzamento da avenida Bento Gonçalves com a rua Barros Cassal, somada à organização do trânsito do local, causa insegurança para quem passa pela via. A ponte fica no final do trecho duplicado nos fundos do hipermercado Big, próximo dos bairros Cruzeiro e Navegantes. Outro problema é a danificação das grades de ferro que fazem proteção nas laterais, onde transitam pedestres.
Em maio, a reportagem do Diário Popular esteve no local e constatou a mesma situação: sinalização praticamente apagada, trânsito desordenado e riscos para quem utiliza o caminho. Na época, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) garantiu que o local passaria por uma avaliação e reparos.
Atenção em dobro
Trabalhando diariamente no Centro, Marcelo Veiga, que é morador do Navegantes, utiliza a bicicleta como meio de deslocamento. Quando chega neste ponto, diz, a atenção precisa ficar redobrada. “Falta sinalização. Perto do meio-dia e no final da tarde, então, isso aqui fica caótico”, disse.
Dividida em três pistas, as laterais têm um sentido e a central outro. É comum veículos que transitam na Bento Gonçalves na direção bairro/Centro atravessarem na contramão a pista central. Outro fator que requer atenção dos motoristas é o fim da via duplicada e o início da parte de mão dupla. Enquanto a reportagem esteve no local, diversos motoristas pareciam desorientados de como prosseguir no cruzamento.
Proprietário de um açougue nas proximidades há 15 anos, Paulo Porto diz que o problema existe desde então. Uma das alternativas comentadas por moradores e quem transita pelo local é a construção de um acesso exclusivo ao hipermercado Big. “Diminuiria mais da metade do problema, além de instalar placas orientando os motoristas”, indica.
Motorista do transporte público, Leonardo Cortez conta que diariamente presencia confusões. Para atravessar, os motoristas recorrem a gestos, sinais. Como é elevada a ponte, todos precisam reduzir a velocidade, o que diminui a incidência de acidentes. “Em uma manhã de trabalho já poderia ser sinalizado e ajeitado”, acredita o motorista.
Reparos duram pouco
Responsável pela sinalização do trânsito, o secretário da SMTT, Flávio Al Alam, garante que a sinalização foi reparada há menos de 40 dias. “É ruim o local porque é unistain (bloquete). É ruim de pintura. O concreto também é ruim. Podemos requalificar novamente a sinalização, mas dura pouco mesmo”, comenta Flávio.
Neste momento, não há projetos para alteração do trânsito ou obras para o cruzamento. Sobre os danos nas grades laterais, o secretário também informou que vai solicitar o reparo à Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Smop). “Realmente é um cruzamento difícil, nós concordamos. Mas para o futuro há um projeto para dar sequência à duplicação da avenida Bento Gonçalves”, projetou. No entanto, ainda não há data para isso ocorrer.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário