Estilo Pet
Cuidado com as doenças cardíacas em cães e gatos
Problemas diagnosticados no início têm chances de cura e sucesso nos tratamentos maiores
Divulgação -
Estamos no mês escolhido pela Federação Mundial do Coração para alertas e campanhas de prevenção de doenças cardíacas. E como os peludos dependem dos tutores para esses cuidados, é importante planejar pelo menos duas consultas anuais com o veterinário para check-ups cardíacos. A chance de cura e o sucesso de tratamentos são sempre maiores quando o diagnóstico ocorre no início.
Algumas raças de cães e gatos têm características genéticas mais propensas ao desenvolvimento de doenças cardíacas, mas o avanço da idade é um fator que generaliza o risco. “A doença cardíaca mais comum é a endocardiose valvar mitral, causada por degeneração da válvula mitral e que surge justamente quando os bichinhos vão ganhando mais idade”, explica a cardiologista veterinária Luciane Martins Neves. Raças de pequeno porte como poodle, maltês, cavalier king charlie spaniel e dachshund sofrem mais de degeneração da válvula mitral.
Cães de raças grandes, como golden, labrador, pastor alemão, boxer, doberman e terra-nova costumam desenvolver arritmia e cardiomiopatia dilatada. O músculo cardíaco sofre alteração e o ventrículo tem prejuízo na função sistólica devido à dilatação. A cardiomiopatia dilatada também pode afetar gatos. A doença é grave e, em muitos casos, há morte súbita do animal. Por isso a importância de consultas periódicas com médicos veterinários, que, conhecendo o comportamento e as características do pet, podem perceber alterações e indicar exames para diagnósticos precoces.
E os gatos?
Nos felinos, a cardiomiopatia mais comum é a chamada hipertrófica. O ventrículo se enrijece e o coração perde capacidade no bombeamento de sangue, comprometendo toda a oxigenação do organismo. Os gatos também podem apresentar doenças cardíacas por predisposição de raça e mutação genética familiar, como no caso do maine coon, e desenvolver doenças cardíacas primárias.
Sintomas
Desconfie se o pet começar a dar sinais de cansaço excessivo e falta de ar. Como as doenças cardíacas provocam o enfraquecimento do músculo do coração, o animal pode sofrer arritmias e desmaios. Em alguns casos também a cor da língua dos bichinhos assume tons azulados ou arroxeados.
Sinais de doenças cardíacas
Intolerância a exercícios
Tosse
Cansaço fácil
Apatia
Prostração
Não ficam confortáveis em algumas posições
Cianose (coloração azulada da língua)
Desmaios
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário