Festa

Cultura e tradição alemã

Pelotas receberá segunda edição local da Oktoberfest de 31 de outubro a 4 de novembro

Paulo Rossi -

Prestígio da cultura alemã e diversão para toda família. A 2ª edição da Oktoberfest em Pelotas, que acontecerá entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, oferecerá mais de 70 pontos de chopp para os adultos. Para as crianças, será disponibilizado um espaço infantil com brinquedos infláveis, além de uma atração nacional, no dia 4, pensada especialmente para os pequenos. No palco, mais de 30 atrações, entre bandas, corais e danças típicas da cultura germânica, animarão as 50 horas previstas de festa. Neste período, os visitantes encontrarão no Centro de Eventos de Pelotas um ambiente temático, já que a decoração é responsabilidade de Sérgio Ávila, mesmo decorador da tradicional edição da Oktober realizada em Santa Cruz do Sul.

O ingresso no valor de R$10,00 garante acesso ao espaço cultural, que oferecerá café colonial durante todos os dias de festa. A taxa de ingresso não será cobrada para os adeptos da cultura alemã que se fizerem presentes em trajes típicos da região. Somente as entradas para as atrações nacionais serão cobradas à parte, mas também garantirão acesso ao interior da festa.

Com tantas atrações, distribuidas nos cinco dias do evento, fica difícil escolher quando ir. A corte de 2018 visitou o Diário Popular na tarde de ontem e deu algumas dicas. Dienifer Radtke, princesa da Oktoberfest ao lado de Luene Rodeghiero, recomenda aos visitantes que não percam a noite de abertura, na quarta-feira, 31. É quando será realizado o Fritz Jantar, que celebrará os mais diversos pratos da cultura alemã, ao som de músicas das bandas Farroupilha e Choppão. Já para a rainha da edição, Sabrina FIscher Völz, uma das principais atrações ocorre todos os dias: é o concurso de chopp a metro, no qual os convidados são desafiados a ingerir, sem parar e sem derramar, um litro da bebida. Quem conseguir, além da grande honra da vitória, será premiado com ingressos ou algum outro brinde em alusão à festa.

Esta é a segunda edição da Oktoberfest na cidade, com a expectativa de, gradualmente, se consolidar na região. A ideia é que, neste ano, sejam recebidos pelo menos 30 mil visitantes, superando os 20 mil da edição passada. O idealizador do evento, Fabiano Bierhals, é natural de Pelotas e vivencia a cultura alemã desde criança. Ele lembra a força dos costumes germânicos na Região Sul do Estado, devido ao grande número de cidades que carregam a tradição, para reforçar seu posicionamento de que o evento local tem tudo para ser uma referência, tanto quanto as edições realizadas em outras cidades.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

A dois meses do fim do prazo, 1,85 mi trabalhadores não sacaram abono Anterior

A dois meses do fim do prazo, 1,85 mi trabalhadores não sacaram abono

Escola Sesi recebe evento voltado à robótica Próximo

Escola Sesi recebe evento voltado à robótica

Deixe seu comentário