Religião

Depois de cinco anos papa se reúne com xeque Ahmed el-Tayeb

Encontro sinaliza o fim de uma suspensão de laços entre católicos e muçulmanos

O papa Francisco recebeu nesta segunda-feira (23), no Vaticano, o grande imã Ahmed el-Tayeb, da Mesquita de al-Azhar, sinalizando o fim de uma suspensão de laços entre católicos e muçulmanos. A reunião acontece cinco anos depois de al-Azhar congelar os diálogos com o Vaticano em protesto a comentários do então papa Bento XVI.

Enquanto o xeque Ahmed el-Tayeb chegava para a reunião no Palácio Apostólico, o papa disse que só o fato deles estarem se encontrando já era significativo. "O encontro é a mensagem", disse Francisco ao imã.

Os dois líderes conversaram a sós durante 25 minutos na biblioteca particular do papa e se despediram com um abraço. Depois, el-Tayeb e sua delegação falaram com o cardeal responsável pelo diálogo inter-religioso.

Depois da reunião, el-Tayeb vai a Paris para abrir uma conferência Islâmico-católica sobre relações entre Ocidente e Oriente.

No dia 1º de janeiro de 2011, Bento XVI havia exigido mais proteção aos cristãos que vivem no Egito depois que uma bomba atingiu a igreja Copta Cristã em Alexandria, matando 21 pessoas

Desde então, ataques islâmicos a cristãos na região só aumentaram, mas o Vaticano e Al-Azhar retomaram conversas mesmo assim, com uma delegação do Vaticano visitando o Cairo em Fevereiro.

Fonte: Associated Press

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Interligação de rede em Rio Grande na terça-feira pode afetar abastecimento de água

Próximo

Comitê deve definir nesta terça novos grupos de vacinação contra H1N1

Deixe seu comentário

Geral

Cookies.

Ao usar este site você aceita que usamos cookies. política de privacidade.

Aceito