Negativo
Desemprego em trajetória de alta em Pelotas
Em comparação aos últimos meses, cidade melhora número de contratações, mas segue com saldo negativo
Jô Folha -
Mais uma vez, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) aponta Pelotas como uma das cidades com saldo negativo de emprego. Ao longo dos oito primeiros meses do ano, 1.192 vagas de emprego formal foram fechadas. O panorama, no entanto, é melhor que o mês anterior; julho encerrou com baixa de 27 vagas, enquanto em agosto foram 19. Os números vão na contramão da tendência nacional: 121.387 novos postos de trabalho foram registrados até este mês em todo país.
Em Rio Grande, o saldo negativo também persiste, 909 postos de trabalho foram perdidos nos primeiros oito meses de 2019 e o mês de agosto fechou com saldo de menos 97 vagas na cidade. No mês anterior a situação era pior, foram 125 vagas a menos. No Rio Grande do Sul ocorreram 89,2 mil desligamentos em todo mês, totalizando um saldo negativo 1.988 ao longo do ano.
No mercado pelotense, as três ocupações que mais desligaram funcionários no último mês foram de operadores de máquinas de fabricação de doces, salgados e massas (saldo negativo de 300 vagas), alimentador de linha de produção (-247) e vendedor de comércio varejista (-150).
Expectativas de um cenário melhor
Com base nos últimos meses, os dados do Caged apontam uma melhora no número de contratações, apesar de ainda seguir em baixa na cidade. O mês de junho, por exemplo, fechou com menos 157 vagas. O diretor da Agência FTGAS/Sine de Pelotas, Glauber Burkle, ficou surpreso com os números negativos. "O cenário parecia estar melhorando", conta. Em comparação ao mês anterior, o diretor destaca que mais empresas buscaram a Agência para receber os encaminhamentos das vagas formais de emprego. Durante o mês, 1.844 desligamentos foram registrados, em meio às 1.825 admissões.
A expectativa é de que até o fim do ano o cenário melhore, principalmente por conta das vagas de contratos provisórios de final de ano e dos períodos de safra. Burkle destaca também as grandes empresas que logo estarão instaladas na cidade e abrirão novos postos de trabalho, como é caso da Lojas Havan. "Vai melhorar ou pelo menos vai recompor as vagas perdidas", acredita.
Dados em Pelotas
Funções que mais contrataram:
Vendedor de comércio varejista: 197
Auxiliar de escritório: 116
Motorista de caminhão: 59
Funções que mais desligaram:
Vendedor de comércio varejista: -168
Auxiliar de escritório: -81
Operador de caixa: -64
Comparativo dos últimos três meses
Junho Julho Agosto
Contratações 1.819 1.837 1.825
Desligamentos 1.976 1.864 1.844
Saldo -157 -27 -19
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário